quarta-feira, 2 de março de 2016

Acordo que prevê fundo de 20 bilhões de reais para recuperar Rio Doce é assinado.




Representantes dos poderes públicos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo assinaram acordo hoje com a mineradora Samarco com o objetivo de criar um fundo de 20 bilhões de reais para recuperar a Bacia do Rio Doce. A previsão é que, só entre 2016 e 2018, a mineradora aplique no fundo 04 bilhões e 400 milhões de reais. O ato de assinatura do acordo, no Palácio do Planalto, foi acompanhado pela presidente Dilma. A Samarco é a responsável pela barragem que se rompeu em Mariana, Minas Gerais, no fim do ano passado e deixou mortos e desabrigados.

O acordo assinado nesta quarta-feira em Brasília vinha sendo negociado entre os poderes públicos federal e estadual e a Samarco desde o ano passado. Entre os principais pontos em negociação, estava a criação do fundo de 20 bilhões de reais, para que a mineradora invista recursos na recuperação da bacia ao longo dos próximos 15 anos e para a implementação de 38 programas, sendo 19 deles socioambientais e 19 socioeconômicos.


Durante a cerimônia de assinatura do acordo, a presidente Dilma afirmou que serão tomados 02 tipos de medidas. De um lado, há medidas de curto prazo para reparação dos danos a pessoas e à restauração da vida da população atingida que não pode mais esperar. Do outro, dará início à execução de medidas de médio e longo prazo assumidas com obrigações para completa recuperação social, econômica e ambiental das regiões atingidas. O ato de assinatura do acordo foi o último do ministro da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams, à frente do cargo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...