segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Réu na Lava Jato, João Antônio Bernardi faz delação e é solto.




A Justiça Federal do Paraná homologou o acordo de delação premiada do ex-diretor da empresa italiana Saipem João Antônio Bernardi Filho, réu na Operação Lava Jato, na manhã de hoje, e ele foi solto. Bernardi estava preso desde junho. Ele foi liberado sem tornozeleira eletrônica e foi para casa, no Rio de Janeiro. Bernardi foi preso durante a décima quarta fase da Operação Lava Jato, cujo alvo foram as empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez.

Ele estava detido na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. O novo delator responde na Justiça por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo o advogado, com o acordo, Bernardi pagará uma multa de 01 milhão de reais e terá que devolver bens, incluindo imóveis e obras de arte, no valor de 40 milhões de reais. No termo de colaboração juntado na ação penal a que Bernardi responde, porém, a multa cível prevista é de 03 milhões de reais – sendo que 80% devem retornar para a Petrobrás, e 20% deve ser destinado aos órgãos responsáveis pelas investigações.

O acordo de colaboração prevê ainda que as condenações de Bernardi nos crimes confessados não podem ultrapassar 12 anos de reclusão. Deste total, porém, ele só deve cumprir 04 meses em regime fechado, 08 em regime semiaberto – com prisão domiciliar –, e 05 anos em regime aberto. Após esse período, ele ficará em liberdade condicional até o fim da pena.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...