segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Correção do Imposto de Renda pela inflação faria contribuinte pagar até 62% menos.




Caso seja mantida a posição do governo de não realizar nenhuma correção na tabela do Imposto de Renda em 2016 (que o contribuinte vai declarar em 2017), o contribuinte vai pagar ainda mais Imposto de Renda. Simulações feitas pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação mostram que se a tabela de base de cálculo fosse ajustada ao menos em 04,5%, como nos últimos anos, o valor da "mordida do leão" no ano seria de 05% a 26% menor, dependendo da faixa salarial. 

De acordo dom o levantamento, se a tabela fosse corrigida em 10,67%, de forma a compensar toda a inflação do ano passado medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o valor de Imposto de Renda a ser pago em 2016 poderia ser entre 13% e 62% menor.  

O cálculo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação refere-se ao valor de Imposto de Renda a ser descontado em 12 meses na folha de pagamento, sem incluir férias e 13º salário. As simulações comparam o peso do Imposto de Renda em 05 diferentes faixas salariais, considerando 03 cenários: manutenção da atual tabela, correção de 4,5% e de 10,67%.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...