terça-feira, 4 de agosto de 2015

Eduardo Cunha manobra e PT fica de fora do comando de CPIs.




Apesar de anunciar que cancelaria o encontro com os líderes partidários em razão do jantar oferecido pela presidente Dilma, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro, recebeu ontem, em sua residência, líderes da oposição e de parte da base aliada. Ficaram de fora os do PT e PC do B. No encontro, decidiram dar a presidência da CPI dos Fundos de Pensão para o líder do Democratas, Mendonça Filho, de Pernambuco, e excluir o PT de todos os cargos de comando das quatro CPIs que serão instaladas nos próximos dias.

Duas delas, a dos Fundos de Pensão e a do BNDES, preocupam muito o governo, que fez apelo aos líderes para que fizessem indicações responsáveis para as vagas. Hoje, o presidente da Câmara conversou com o líder do governo, José Guimarães, do PT do Ceará. Eduardo Cunha recebeu na residência primeiro líderes e vice-líderes de partidos de oposição. Em seguida parte dos líderes da base aliada também foi para a residência oficial da Câmara.

Segundo deputados presentes no encontro, estavam lá mais de 10 líderes, entre eles os do PP, do PR, do PSD, que endossaram a posição de excluir o PT dos cargos de comando de 04 CPIs. O PSDB deverá ficar com o comando da CPI dos crimes cibernéticos. O PMDB deverá ficar com presidência da CPI do BNDES e a relatoria da CPI dos Fundos de Pensão. Os líderes decidiram com Cunha votar ainda hoje um dos projetos sobre terrorismo que estão com urgência constitucional, para tentar desobstruir a pauta de votações, mas querem retomar o segundo turno das votações da PEC da reforma política.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...