sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Publicado decreto que garante adiantamento de parte do 13º salário a aposentados.




O governo federal publicou hoje, no Diário Oficial da União, o decreto que formaliza o pagamento antecipado da primeira metade do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS em setembro. O texto ainda reafirma que a segunda metade do abono anual será paga em novembro. Neste ano, em meio à degradação dos indicadores econômicos e com queda na arrecadação, o governo federal não antecipou o pagamento em agosto, como vinha sendo feito desde 2006.  
Mas, por causa da repercussão negativa do não adiantamento, a presidente Dilma decidiu fazer o pagamento aos aposentados em duas parcelas, uma em setembro e uma em novembro. A decisão final sobre o assunto foi anunciada pelo Palácio do Planalto no fim do mês passado. Antes, o Ministério da Fazenda havia defendido o pagamento da primeira metade do 13º em duas parcelas, a primeira em setembro e a segunda em outubro, ou seja, se a proposta fosse acatada, o 13º dos beneficiários do INSS seria pago em 03 vezes.  
Ao optar por fazer o pagamento da primeira metade de uma vez só, Dilma seguiu a orientação do ex-presidente Lula, que recomendou que não se abrisse uma nova crise em tempos de baixa popularidade do governo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...