quarta-feira, 12 de julho de 2017

Lula é condenado na Lava Jato no caso do triplex por 9 anos e 6 meses de prisão.

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma ação penal que envolve o caso da compra e reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. Ele foi condenado a nove anos e seis meses.

Triplex no Guarujá

O que diz o MPF: A construtora OAS destinou à família do ex-presidente Lula um triplex no Condomínio Solaris, em frente à praia, em Guarujá. Antes de a empreiteira assumir a obra, o edifício era comercializado pela antiga cooperativa de crédito do Sindicato dos Bancários de São Paulo, conhecida como Bancoop, que faliu. A ex-primeira-dama Marisa Letícia tinha uma cota do empreendimento.
O imóvel, segundo o MPF, rendeu um montante de R$ 2,76 milhões ao ex-presidente. O valor é a diferença do que a família de Lula já havia pagado pelo apartamento, somado a benfeitorias realizadas nele.
Parte da denúncia é sustentada com base em visitas que Lula e Marisa Letícia fizeram ao apartamento, entre 2013 e 2014. Segundo procuradores, a família definiu as obras a serem feitas no imóvel, como a instalação de um elevador privativo.
O que diz a defesa: A defesa de Lula reconhece que Marisa Letícia tinha uma cota para comprar um apartamento no Condomínio Solaris. No entanto, diz que ela desistiu da compra quando a Bancoop faliu e a OAS assumiu o empreendimento.
Segundo os advogados, o apartamento 164 A está em nome da OAS, mas, desde 2010, quem detém 100% dos direitos econômico-financeiros sobre o imóvel é um fundo gerido pela Caixa Econômica Federal.
Sobre as visitas de Lula e Marisa ao apartamento, a defesa alega que eles queriam conhecer o imóvel e planejar uma possível compra. Afirmam, porém, que, mesmo com as benfeitorias realizadas pela construtora, a compra não foi realizada.

terça-feira, 11 de julho de 2017

Curso em Chapecó-SC terá Dilma e Jean Wyllys como professores.


A ex-presidente Dilma Rousseff, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos e outros dos principais nomes da esquerda vão ministrar aulas no mesmo curso a partir deste semestre. O deputado federal Pedro Uzcai (PT-SC) anunciou na última semana a pós-graduação "A Esquerda no Século XXI".

De acordo com a descrição do curso na internet, depois de mais de uma década de "ofensiva e crescimento" da esquerda na América Latina, em um momento de crise, "se faz necessário iniciar um processo de sistematização, avaliação e atualização de teorias e práticas".

A iniciativa tem como objetivo "mobilizar grandes referências teóricas e lideranças políticas de esquerda do Brasil e da América Latina para compartilhar conhecimento e aprofundar a reflexão sobre o futuro da esquerda no século XXI" e "proporcionar uma formação política e ideológica, qualificada e aprofundada".

O curso está com as pré-inscrições abertas. O lançamento oficial com uma aula inaugural acontece nesta sexta-feira (14/07), no Lang Palace Hotel em Chapecó (SC), com a palestra do professor Emir Sader, do departamento de Sociologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O projeto é realizado a partir de uma parceria entre o Instituto Dom José Gomes, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Fundação Perseu Abramo (FPA).





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...