sábado, 28 de novembro de 2015

Morre Vicente Bojovski, referência da gastronomia do Espírito Santo.




Morreu ontem o chef de cozinha Vicente Bojovski, um dos profissionais da gastronomia de maior sucesso no Espírito Santo. Ele lutava contra um câncer há um ano e estava internado no Centro Integrado de Atenção à Saúde da Unimed Vitória. Nascido na Macedônia, Vicente, que também foi artista plástico, morou em países europeus, como Alemanha e Itália, mas foi em Guarapari, que ele encontrou o refúgio que tanto procurava.  

O artista plástico era proprietário do tradicional restaurante de frutos do mar de Guarapari, o Guaramare. A casa é um dos símbolos da cultura da cidade saúde há mais de duas décadas. Com decoração em estilo rústico e planejada pelo próprio Bojovski, o restaurante era o único do Estado a ostentar duas estrelas no Guia Quatro Rodas, publicação da Editora Abril.  

O Guaramare figura nas listas dos melhores do país dedicados aos pescados e fez com que o macedônio capixaba estampasse as páginas da revista viação Azul, que circula no país inteiro. Mesmo doente, Bojovski não tirava o sorriso do rosto. Atencioso com os frequentadores do restaurante, ele não deixava de ser exigente com a qualidade dos pratos oferecidos na casa.

                

Exército fica no Espírito Santo por mais uma semana a pedido de Hartung.




O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, solicitou ontem ao comandante Militar do Leste do Exército Brasileiro, General Fernando Azevedo e Silva, a permanência das forças militares no Estado. O pedido foi atendido e o Exército permanece em solo capixaba até a próxima sexta-feira.  

No útimo dia 05, a barragem de Fundão, da Samarco, se rompeu e provocou uma onda de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues e varreu outros distritos da região central de Minas Gerais. A lama atingiu o Rio Doce, provocando a morte de toneladas de peixes e prejudicou o abastecimento de água em cidades banhadas pelo rio. 

Por isso, desde o dia 15 deste mês, o Exército Brasileiro está atuando com atividades humanitárias, principalmente na coordenação da distribuição de água tratada, nos municípios capixabas cortados pela Bacia Hidrográfica do Rio Doce. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, destacou que, além da permanência do Exército na cidade, o efetivo da Polícia Militar receberá um aumento no reforço presente no município. 

Navio da Marinha inicia coleta de dados no Espírito Santo.




A Marinha do Brasil já iniciou as análises dos materiais coletados ontem nos laboratórios do navio de pesquisa Vital de Oliveira, em Regência. O navio foi enviado ao Espírito Santo para monitorar a lama oriunda da barragem da Samarco, cujos donos são a Vale e a BHP Billiton, e verificar os impactos oceanográficos na fauna e flora da foz do Rio Doce e áreas marítimas adjacentes.  

De acordo com a Marinha, as amostras de água e sedimentos foram retiradas da foz do Rio Doce em duas estações oceanográficas de trabalho, com o auxílio de um bote do navio, em diferentes profundidades, uma a 10 metros e outra a 20 metros. Nessas estações, também são medidos os parâmetros físicos da água, como temperatura e salinidade.  

A expectativa é que as análises processadas nos laboratórios do navio fiquem prontas até amanhã. Já as análises que indicam a presença de ferro serão levadas para laboratórios especializados, após atracação do navio no Porto de Vitória, na próxima segunda-feira. O tempo de análise dessas amostras é de três semanas. 

Vereador de Vitória denuncia racismo nas redes sociais.




Um vereador de Vitória denunciou 02 homens por comentários racistas nas redes sociais. Wanderson Marinho é o único vereador negro no município. Segundo o político, um ex-assessor dele publicou no Facebook um questionamento que seria uma indireta para o vereador. De acordo com o vereador, o ex-assessor trabalhou com ele por 06 meses em 2013 e queria retornar para o emprego.  

O pedido foi negado por Wanderson, o que motivou a insatisfação do acusado. O outro suspeito fez um comentário na publicação com uma frase polêmica, sugerindo atropelar o político. Em seguida, o amigo do ex-assessor ainda comentou que tinha 'neguinho' que deveria voltar para o tronco e levar 44 mil chibatadas para aprender a manter a palavra.  

Para o vereador, os comentários se referiam a ele, já que o número 44.000 foi usado por Wanderson nas eleições municipais de 2012 e em 2014, quando disputou uma vaga na Assembleia. Ele formalizou a denúncia na Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos. A polícia vai intimar os suspeitos, caso sejam condenados, podem pegar pena de até 03 anos de reclusão. 

Policial é preso ao tentar vender armas roubadas de Batalhão, na Serra.




Um soldado da Polícia Militar foi preso ontem, quando tentava vender armas pertencentes à corporação para criminosos. A prisão aconteceu no estacionamento de um supermercado, em Carapina, na Serra. O militar foi conduzido para o Quartel General da corporação, onde está detido. Uma outra pessoa, que compraria a arma, foi conduzida para a Delegacia Regional de Serra.  

O corregedor da Polícia Militar, Ilton Borges, informou que 04 pistolas calibre ponto 40 foram encontradas com o soldado. Três das armas pertencem ao lote de armas furtadas da sede do 6º Batalhão da Polícia Militar, na Serra. A quarta arma está com a numeração raspada. o furyo de um arsenal da Polícia Militar aconteceu em maio de 2015. 

O soldado já era investigado pela corregedoria desde a época da ocorrência. Além do processo criminal, o soldado vai responder a um processo administrativo para avaliar a conduta dele, e pode ser expulso. Por enquanto, ele continuará preso no quartel pois foi autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado. 

Tarifa de energia continuará com bandeira vermelha em dezembro.




A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem, que a bandeira tarifária válida para o mês de dezembro continuará sendo de cor vermelha. 
A bandeira vermelha implica em um acréscimo de 04 reais e 50 centavos para cada 100 quilowatts-hora de energia consumidos em todos os Estados do País, exceto Amapá e Roraima, que ainda não estão conectados ao Sistema Interligado Nacional. O consumidor está pagando mais caro pela energia desde o início do ano.  
A bandeira vermelha representa a existência de condições mais adversas para a geração elétrica no País. Há ainda a bandeira amarela, onde a cobrança adicional é de 02 reais e 50 centavos para cada 100 quilowatts-hora consumidos, e a verde, sem custo adicional para o consumidor. Desde janeiro foi mantida a cor vermelha que vai predominar também em dezembro.

Dilma editará decreto para bloquear despesas de 10 bilhões de reais do Orçamento da União.




A presidente Dilma Roussef editará, na próxima segunda-feira, um decreto para contingenciar mais de 10 bilhões de reais do Orçamento da União. A informação é da Secretaria de Comunicação Social da Presidência. E esse será o terceiro corte no ano.  

O governo ainda não divulgou que gastos serão afetados, mas o relatório de receitas e despesas do Orçamento da União, enviado no último dia 20 pelo governo ao Congresso Nacional, já alertava para o risco de graves consequências para a sociedade, como a interrupção de serviços públicos, em caso de um novo contingenciamento, e que um corte de 10 bilhões de reais significaria o bloqueio praticamente total de todas as despesas não obrigatórias da máquina pública.  

O novo bloqueio, o terceiro do ano, acontece em meio as dificuldades do governo de garantir no Congresso Nacional a aprovação da revisão da meta fiscal para 2015.

"Solidários à Samarco" fazem protesto em Anchieta para garantir empregos.




Parte dos funcionários da Samarco e terceirizados pela empresa realizaram, ontem, um protesto em frente à sede da empresa em Anchieta. Com faixas e cartazes com a frase "Solidários à Samarco", os manifestantes pediam a manutenção de seus empregos, ameaçados desde que a mineradora teve seus serviços interrompidos após o rompimento das barragens em Mariana, Minas Gerais. 


Em dezembro, a Samarco vai conceder férias coletivas aos trabalhadores, já que ainda não há prazo para que a empresa retome suas atividades. Caso elas estejam paralisadas ao término das férias coletivas, em janeiro, os 05 mil funcionários terão de ser demitidos. 

Após a reunião em frente à Samarco, que contou também com a participação de comerciantes da região, o grupo realizou uma caminhada na Rodovia do Sol, em direção à Guarapari. Os manifestantes esperam que a justiça seja feita quanto ao caso das barragens, mas sem prejudicar os trabalhadores e colaboradores da Samarco com o desemprego. 

Motorista derruba poste e abandona veículo, em Vila Velha.




Após uma colisão, um veículo derrubou um poste de energia por volta das 06 horas deste sábado. O acidente aconteceu na avenida Carioca, na Praia da Costa, em Vila Velha, no sentido Terceira Ponte.  

O trânsito ficou lento. Testemunhas contaram que o carro estava atrás de um ônibus. O motorista tentou fazer uma ultrapassagem no meio da curva, mas subiu no canteiro e atingiu o poste.  

O motorista não estava no carro quando a polícia chegou. A polícia acredita que ele estava embriagado e, por isso, fugiu do local. Esse procedimento, feito pelo motorista após o acidente, é “normal” neste caso. 

Mega-Sena pode pagar 100 milhões de reais hoje.




O sorteio do concurso 1.765 da Mega-Sena, que será realizado hoje, poderá pagar o prêmio de 100 milhões de reais para quem acertar as 06 dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20 horas, em Cândido Mota, São Paulo. 

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de 680 mil reais por mês em rendimentos, o equivalente a 22 mil e 600 reais por dia. 

Caso prefira, poderá adquirir 22 mansões beira mar ou ainda uma frota com mais de 150 carros esportivos de luxo. As apostas podem ser feitas até as 19 horas deste sábado, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa 03 reais e 50 centavos.

Em relatório, Polícia Federal diz que consultoria do filho de Lula reproduziu Wikipédia.




O relatório final da Polícia Federal sobre as investigações da Operação Zelotes – que apura fraudes em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – coloca sob suspeita o contrato de consultoria firmado entre uma das empresas de Luís Cláudio Lula da Silva, filho mais novo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a Marcondes e Mautoni, escritório advocatício que, supostamente, participaria do esquema criminoso. Segundo as investigações, a LFT Marketing Esportivo – de Luís Cláudio – recebeu 02 milhões e 500 mil reais em pagamentos da Marcondes e Mautoni, banca de advogados especializada na representação de montadoras automotivas em entidades do setor, como a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos e o Sindicato Nacional da Indústria de Veículos.

No documento, a Polícia Federal chama a atenção para a "inexperiência" do filho de Lula para o trabalho prestado e para a "baixa complexidade" do estudo apresentado pela empresa dele. A conclusão dos investigadores no relatório final do inquérito que investiga a suposta compra de três medidas provisórias para beneficiar montadoras de automóveis é de que a consultoria entregue por Luís Claúdio foi feita a partir da reprodução de material disponível na internet, e não de um trabalho próprio, desenvolvido pela empresa. A Wikipédia é uma enciclopédia virtual e gratuita alimentada por colaborações de usuários da internet. Atualmente, o site mantido pela Fundação Wikimedia possui mais de 30 milhões de artigos, dos quais cerca de 834 mil na língua portuguesa.


A banca de advogados de Marcondes é investigada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público por ter atuado de forma supostamente ilegal para aprovar a MP 471, que prorrogou benefícios fiscais de montadoras de veículos. Quando surgiram as acusações, o advogado do filho caçula de Lula, Cristiano Zanin Martins, explicou que a LFT prestou serviços à Marcondes e Mautoni nos anos de 2014 e 2015 e, por este motivo, recebeu os valores que foram contratados. Ele prestaria a Marcondes consultoria técnica e assessoramento empresarial de marketing esportivo.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Governo pedirá criação de fundo de 20 bilhões de reais para revitalizar Rio Doce,




O governo federal anunciou hoje que vai mover uma ação civil pública contra a Samarco, de propriedade da Vale e da BHP, para que a Justiça determine a criação de um fundo de 20 bilhões de reais em medidas para revitalizar a bacia Rio Doce. Também foram anunciadas 04 linhas de ação do governo na tentativa de recuperar a área atingida pela lama que chegou até o rio.


No útimo dia 05, a barragem de Fundão, da Samarco, se rompeu e provocou um mar de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues e varreu outros distritos da região central de Minas Gerais. A lama atingiu o Rio Doce, provocando a morte de 03 toneladas de peixes e prejudicou o abastecimento de água em cidades banhadas pelo rio. 

 


De acordo com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, o governo vai acionar na Justiça na próxima segunda-feira, as três empresas responsáveis pela barragem (Samarco, Vale e BHP),   para que a empresa dona da barragem arque com os custos do fundo. 

Carro bate em semáforo na avenida Dante Michelini em Vitória.




Um carro bateu em um semáforo na avenida Dante Michelini, em Vitória, nesta sexta-feira. Policiais foram até o local, mas o motorista tinha fugido.

A polícia acredita que a intenção do condutor era entrar na rua Comissário Otávio de Queiroz, em Jardim da Penha.


A suspeita é de que a pessoa que dirigia o veículo estava embriagada e para não ser multada fugiu. Além do semáforo quebrado na Dante Michelini, o semáforo que dá acesso a Jardim da Penha ficou com defeito, piscando no amarelo. Pelas placas do carro os policiais pretendem encontrar o motorista e ouví-lo.

Tribunal de Justiça do Espírito Santo exonera 70 servidores comissionados e suspende diárias.




Setenta assessores jurídicos, que ocupavam cargos comissionados no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, foram exonerados hoje. A lista foi publicada no Diário Oficial do órgão.

Além das exonerações, foram suspensas diárias e passagens aéreas destinadas a viagens de magistrados e servidores para cursos de capacitação, e eventos técnicos ou profissionais fora do Estado. Todos os atos foram assinados pelo Desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça, presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

Nos atos, o desembargador alega que as medidas foram necessárias por conta da atual situação econômica e financeira do Espírito Santo, e que é preciso maior austeridade na condução e realização das despesas públicas. Mesmo com as exonerações, dois assessores foram nomeados para trabalhar com assuntos jurídicos e um outro para assuntos relacionados à saúde. 

Briga de casal termina com homem esfaqueado e mulher mordida em Cariacica.




Uma briga de casal terminou com um homem esfaqueado no bairro Aparecida, em Cariacica. De acordo com testemunhas, Francisca Pereira Sales Benfica, de 31 anos, e Geovane Evaristo Benfica, de 28 anos, estavam bebendo antes da discussão.

As brigas começaram, na madrugada desta sexta-feira, dentro da casa onde os dois moram. Após a confusão, o homem mordeu o braço da mulher e ela o cortou no abdômen.

Geovane foi socorrido e encaminhado para o Hospital Antônio Bezerra de Farias, em Vila Velha, onde ficou internado. Já Francisca foi encaminhada para a Delegacia de Cariacica. Como foi arbitrada fiança que não foi paga, ela foi encaminhada ao presídio. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Dívida de desempregada cai de 40 mil reais para mil e 500 reais em mutirão no Espírito Santo.




A moradora da Serra Adriana dos Santos está desempregada e tinha uma dívida de 40 mil reais no cartão de crédito. Depois de 12 anos com o nome sujo, ela renegociou o que deve ao banco em um mutirão, ontem, no município onde mora. O valor caiu para mil e 500 reais. A ação também tem ajudado outros endividados e acontece até esta sexta-feira.  

O mutirão é uma iniciativa do Procon da Serra. No bairro Portal de Jacaraípe estão reunidas empresas de energia, água, bancos, financeiras e construtoras para ajudarem os clientes a reduzirem as dívidas e os juros. O Espírito Santo é o oitavo no ranking dos inadimplentes em todo o país.  

Apenas no munícipio da Serra, mais de 85 mil pessoas estão endividadas. Segundo o diretor do Procon municipal, Sérgio Meneguelli, essa é a oportunidade de começar o próximo ano sem dívidas. Um novo mutirão está sendo programado para janeiro de 2016, no município.

 

Dinheiro estrangeiro equivalente a 03 milhões de reais é apreendido no Espírito Santo.




Cinco milhões de bolívares venezuelanos foram apreendidos pela polícia ontem, no bairro Itaparica, em Vila Velha, no Espírito Santo. A polícia acredita que a quantia, que equivale a 03 milhões de reais, tem origem ilícita e abriu um inquérito para investigar o dono do dinheiro estrangeiro. 

Segundo o titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, Fábio Pedroto, os suspeitos disseram que estavam transportando o dinheiro venezuelano para um empresário que iria comprar a quantia fora do mercado legal.  

De acordo com a polícia, o empresário é conhecido no município e está sendo investigado por falsidade ideológica e envolvimento na venda ilegal de terrenos. O dinheiro foi apreendido, mas os 02 homens que transportavam a quantia foram liberados pela polícia. Um inquérito será aberto para investigar a origem do dinheiro. O empresário suspeito de ser dono da quantia ainda não foi encontrado.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Aposta que levou prêmio de 205 milhões de reais na Mega-Sena foi feita em caixa preferencial.




O clima é de curiosidade na casa lotérica QI 25, no Lago Sul de Brasília, onde foi feita a aposta vencedora da Mega-Sena acumulada em 205 milhões, 329 mil, 753 reais e 89 centavos. O prêmio recorde da modalidade saiu para uma pessoa que fez uma aposta simples, com 06 números, no caixa preferencial do local. Os números sorteados foram 06, 07, 29, 39, 41 e 55.

Segundo a proprietária, nunca um prêmio tão grande saiu para um cliente do estabelecimento. A bolada atraiu muitos apostadores. A aposta simples na Mega-Sena custa 03 reais e 50 centavos. No total, a Caixa Econômica Federal arrecadou 401 milhões, 527 mil, 962 reais e 50 centavos com esse concurso. Foram recebidas 114 milhões, 722 mil e 275 apostas, valor mais de 05 vezes maior que a média, que é de 20 milhões de apostas por concurso.


Para resgatar o prêmio, o sortudo terá que levar o bilhete, identidade e CPF em qualquer agência da Caixa no país. O ganhador tem até 90 dias, a contar da data do sorteio, para fazer o resgate. Caso não compareça nesse prazo, o prêmio prescreve e o valor será repassado ao Fies.

Secretaria da Educação cria mais de 2800 novas vagas de cursos técnicos gratuitos para 2016.




A Secretaria de Estado da Educação anunciou, ontem, a criação de 2.861 novas vagas de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos para 2016. Ao todo, são 18 opções de cursos com foco nas áreas de comércio e serviços, que duram de 02 a 03 semestres. Os salários de empregos relacionados aos cursos podem chegar a 04 mil reais. As vagas serão distribuídas em 45 escolas da rede estadual de 24 municípios e serão detalhadas no edital, que foi publicado no Diário Oficial do Estado de hoje. 

Para concorrer a uma vaga, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio Regular, Ensino Médio para Jovens e Adultos ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio em 2015. Serão aceitos alunos de escolas públicas e particulares. A inscrição será pelo site da Sedu, com início amanhã e término no dia 07 de Dezembro. O processo seletivo não terá prova. 

Ele será com base nas pontuações finais de Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao último ano cursado pelo candidato, que serão informadas no formulário de inscrição. O resultado sairá no dia 09 de dezembro. Os aprovados deverão fazer a matrícula entre os dias 11 e 15 de dezembro na escola que irão frequentar, portando os documentos exigidos no edital. Do dia 18 a 23 de dezembro, será feita a chamada dos suplentes. As aulas terão início em fevereiro. 

Esquema de atestados falsos é descoberto e 11 pessoas são presas em Cariacica.




Um esquema de fornecimento de atestados médicos falsos foi descoberto em uma clínica no bairro Bela Aurora, em Cariacica. O caso é investigado pela Polícia Federal junto com a Força Tarefa Previdenciária, composta pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social e Ministério Público Federal. Hoje uma operação chamada Talante foi desencadeada para desarticular esse esquema. 

Os suspeitos vendiam os atestados médicos por 50 reais, sem a realização de consulta. Os atestados eram apresentados à Previdência Social para manutenção de benefícios irregulares, e também em estabelecimentos privados. Além disso, servidores públicos de escolas municipais, estaduais e até de prefeituras utilizavam os atestados falsos para justificarem afastamentos ao trabalho. 

 Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na Grande Vitória e em Guarapari, e 03 mandados de intimação, tanto na clínica, como nos órgãos públicos vítimas do esquema. Participaram da Operação 38 policiais federais e 02 servidores da Previdência Social. Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de falsidade de atestado médico, falsidade ideológica e uso de documento falso, cujas penas variam de 01 a 05 anos de reclusão. A investigação segue apurando a participação dos médicos que assinaram os atestados e que atuam na clínica médica investigada. 

Espírito Santo registra seu primeiro caso de microcefalia, em Montanha.




Um dia após o Ministério da Saúde informar que o Brasil já registrou mais de 700 casos de microcefalia, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo anuncia o primeiro caso em território capixaba. Ontem, a Secretaria de Saúde do Estado anunciou que uma criança da cidade de Montanha, pode ter acometido a doença devido a mãe apresentar um quadro de toxoplasmose, que também pode ocasionar a deformidade no cérebro do bebê. 

Mesmo com a possibilidade, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo investiga a ligação da deformidade com o Zika vírus. A principal suspeita é que a microcefalia esteja relacionada ao zika vírus, transmitido pelo aedes aegypti. É o mesmo mosquito que infectou um milhão e meio de pessoas no Brasil em 2015 com o vírus da dengue, das quais 811 morreram.  

É um número bem maior do que o registrado em 2014. O aumento da incidência da doença preocupa porque mostra a proliferação do mosquito pelo país.   Em todo o Brasil, já são 739 casos de microcefalia registrados. A microcefalia é uma doença em que os bebês nascem com a circunferência do crânio menor que o normal, o que compromete o desenvolvimento do cérebro. 

Empresa canadense vai identificar danos em Baixo Guandu.




Uma empresa de consultoria ambiental do Canadá vai ser responsável por fazer o levantamento dos danos provocados em Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, pela passagem da lama proveniente do rompimento das barragens da Samarco, em Mariana, Minas Gerais.  

Após uma reunião realizada ontem, entre representantes da mineradora e a prefeitura de Baixo Guandu, ficou definido que a região vai receber todo suporte da consultoria que tem ação em diversas partes do mundo. De acordo com a secretária de meio ambiente de Baixo Guandu, Ivone Gobbo, a partir de hoje os técnicos da empresa canadense já estarão na cidade para realizar as análises.  

Serão coletadas amostras da água, da fauna e flora, para o desenvolvimento de futuros projetos de recuperação do manancial na região. A proposta é identificar, além dos impactos na área ambiental, quais foram os danos socioeconômicos provocados em Baixo Guandu. Além das toneladas de peixes que apareceram mortos na região, ainda é possível ver nas margens do rio diversas espécies agonizando por falta de oxigênio e pela elevada turbidez da água.


Acidente entre quatro veículos deixa trânsito complicado em Vitória.




Um acidente deixou o trânsito complicado na manhã desta quinta-feira, na Avenida Dante Michelini, em Camburi, Vitória. O acidente aconteceu por volta das 05 horas.  

De acordo com informações de testemunhas o motorista do carro bateu em 03 veículos que estavam estacionados. Segundo a polícia, o condutor tentou fugir do local do acidente, mas foi detido e encaminhado ao Departamento de Polícia Judiciária de Vitória. 

Os veículos foram retirados da via e colocados em uma pista auxiliar, mas mesmo assim, o trânsito ficou lento e os motoristas que precisaram passar pela Dante Michelini tiveram que ficar mais atentos. Ninguém ficou ferido.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Polícia apreende caminhão com 50 quilos de maconha em Piúma.




Uma denúncia anônima levou a Polícia Civil à apreensão de 50 quilos de maconha, que seriam receptados por um suspeito de tráfico, hoje, na BR 101. A apreensão foi realizada nas proximidades do trevo que dá acesso ao balneário de Piúma.
A operação levou a Polícia a desmantelar uma quadrilha que agia no balneário e mais drogas foram apreendidas, além de armas. De acordo com o delegado Geraldo Peçanha, de Piúma, a denúncia informava sobre a chegada de drogas em um caminhão, vindo de São Paulo, e que pararia nas primeiras horas desta quarta-feira no trevo de Piúma.
Com esta informação, o delegado foi para a praça do pedágio da BR 101, onde ficou de tocaia desde às 02 horas, juntamente a 05 policiais civis, contando com o apoio da Polícia Militar de Piúma e de Anchieta. O caminhão chegou ao local às 07 horas, estacionando ao lado de um carro de passeio, onde se encontravam o receptador e outros 02 homens. Na abordagem policial, o motorista do caminhão confessou que transportava a droga de São Paulo para Piúma. Foram apreendidos aproximadamente 50 quilos de maconha e os 04 acusados foram detidos.


Apostador gasta 95 mil reais para tentar levar a maior Mega-Sena da história.




Um único apostador de São Paulo gastou 95 mil reais para tentar ganhar a maior Mega-Sena da história. O concurso 1.764 pagará 200 milhões de reais e será sorteado a partir das 20 horas desta quarta-feira, em Cândido Mota, São Paulo.

O apostador, que não quis se identificar, escolheu 19 números. Duas máquinas processaram essa aposta por 14 horas para fazer todas as combinações possíveis, no total de 15 mil apostas. A chance desse apostador ganhar é de 1 em 3 mil. No jogo comum, a chance é de 1 em 50 milhões.


Acumulado por 10 vezes consecutivas, o prêmio atingiu o patamar dos sorteios da Mega da Virada. Segundo a Caixa Econômica Federal, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá mais de 01 milhão e 350 mil reais por mês em rendimentos. A aposta simples, custa 03 reais e 50 centavos.

Jovem desaparece em Marechal Floriano.




A gari Idnéia Aparecida Kohler, moradora de Marechal Floriano, pede ajuda para encontrar a filha Adriele Kohler Paixão, de 16 anos, que está desaparecida há 11 dias. Sem qualquer pista ou contato com a filha, a mãe conta que a garota costumava sair, passar o fim de semana fora e voltar na segunda-feira, alegando que "estava passeando".  

Mas no dia 14 de novembro, na parte da tarde, ela disse ao pai que sairia rapidamente, e não voltou mais. A última notícia da filha foi uma foto postada numa rede social, na qual estava Adriele com uma amiga e 02 garotos desconhecidos pela família. Idnéia também afirma ligar para a filha com frequência, mas ela não atende as ligações.  

A mãe já registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Marechal Floriano, mas ainda não há qualquer pista ou notícia do paradeiro da filha. Quem tiver qualquer informação sobre Adriele poderá acionar a Delegacia de Pessoas Desaparecidas (27) 3137-9065 ou ligar para a mãe Idnéia pelo número (27) 9 9870-2258.



Mega-Sena sorteia 200 milhões de reais hoje, o maior valor da história.




O sorteio do concurso 1.764 da Mega-Sena, que será realizado hoje, poderá pagar o prêmio de 200 milhões de reais para quem acertar as 06 dezenas, o maior valor da história da modalidade. Acumulado por 10 vezes consecutivas, o prêmio atingiu o patamar dos sorteios da Mega da Virada. O sorteio será realizado a partir das 20 horas, em Cândido Mota, São Paulo. 

Segundo a Caixa, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá mais de 01 milhão e 350 mil reais por mês em rendimentos. Isso permite que o novo milionário compre, a cada mês, 04 imóveis de 250 mil reais e, para cada um deles, 03 carros populares.  

Caso prefira, o ganhador poderá adquirir 30 mansões, 04 iates e uma frota de 50 carros de luxo. As apostas podem ser feitas até as 19 horas de hoje, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa 03 reais e 50 centavos.

Carro capota em rotatória e quase invade lanchonete na Praia do Canto.




Um veículo capotou na Praia do Canto, em Vitória e quase invadiu uma lanchonete. De acordo com informações da Guarda Municipal, um conflito de preferência na rotatória ocasionou o acidente. 

No momento da confusão, um veículo atingiu outro carro na lateral, que capotou na calçada e atingiu um carro que estava estacionado. Pedestres se assustaram no momento da batida, pois o carro ficou capotado na calçada em frente a uma lanchonete, na Rua Eugênio Netto, na Praia do Canto. 

Os guardas municipais também informaram que a motorista do veículo que capotou ficou muito abalada e em estado de choque após a colisão. Ela recebeu atendimento médico e, por sorte, não teve ferimentos graves.


Governo estuda adiar o reajuste do salário mínimo em 2016.




Preocupada em garantir a realização do esforço fiscal prometido para 2016, de 43 bilhões e 800 milhões de reais, a equipe econômica está discutindo a possibilidade de adiar os reajustes do salário mínimo e também dos servidores no ano que vem. A ideia seria passar o reajuste do salário mínimo de janeiro para maio.  

Já no caso dos servidores, a proposta em debate seria passar o aumento dos salários de agosto para dezembro. As duas ações seriam uma forma de reduzir os gastos do governo para compensar a frustração de receitas que não devem se confirmar. 

Para conseguir fechar as contas do ano que vem, o governo precisa, entre outras coisas, aprovar no Congresso a recriação da CPMF e o projeto da repatriação, que permite a legalização de recursos que foram enviados ao exterior sem aviso à Receita Federal. No entanto, essas propostas estão emperradas e já não devem mais resultar na arrecadação esperada originalmente. 

Tribunal de Justiça do Espírito Santo libera pagamento de 48 milhões de reais em precatórios.




O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Sérgio Bizzotto, liberou ontem 48 milhões de reais para o pagamento de uma antiga dívida trabalhista do Governo do Estado. A ordem de pagamento já foi assinada e o dinheiro deve ser depositado, ainda nesta semana, na conta do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. 

O juiz auxiliar de precatórios do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo, Luís Eduardo Fontenelle, informou que, após a entrada do dinheiro na conta, a verba será utilizada para pagamento do precatório mais antigo da lista de processos trabalhistas do Governo do Estado.  

Após esse pagamento, será feito outro repasse, também por meio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, para dar continuidade ao pagamento dos demais, seguindo a ordem de antiguidade. De acordo com o juiz auxiliar de precatórios da Presidência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Rodrigo Cardoso Freitas, a previsão do é de que, até o fim do ano, todos os precatórios do Estado sejam liquidados.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Colatina interrompe captação no Rio Doce após novas análises.




A captação de água do Rio Doce, em Colatina, foi suspensa. De acordo com a prefeitura de Colatina, por conta da instabilidade da turbidez da água não é possível realizar os testes de qualidade. Não há previsão para que o abastecimento seja normalizado no município.

A coleta da água no rio doce foi libarada no último domingo após um laudo apontar que seria possível realizar o tratamento, inclusive com o produto extraído da acácia negra, que promete separar a lama da água. A água do Rio Doce estava sendo captada na Estação de Tratamento de Água II, que fica no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Colatina.

A expectativa da prefeitura era de que o abastecimento fosse normalizado no prazo de 03 dias. Mas, com a suspensão, não é possível estabelecer um novo prazo ainda. A Samarco divulgou os pontos de distribuição de água mineral nos bairros de Colatina. A entrega será realizada em 02 períodos durante o dia, com o apoio da Defesa Civil, do Exército e da Polícia Militar.

 



Dengue acende alerta em 10 municípios do Espírito Santo.




Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, hoje, revelou que 10 municípios capixabas, incluindo Vitória, estão em situação de alerta para a dengue. Outros 03 municípios estão em situação satisfatórias.

Os dados são do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti. Segundo a pesquisa, Viana, na Grande Vitória, tem o maior índice registrado, com 3,2. Já o município com menor incidência é Ecoporanga, com 0,2. Aracruz tem 1,4. 


Em Vitória há “risco médio” de transmissão da dengue e do vírus zika em todo o município. O bairro Jardim Camburi foi apontado com o índice de infestação considerado alto, acima de 3,9%. A Secretaria de Estado da Saúde informou que na capital capixaba já foram confirmados 03 casos de zika vírus e 77 estão sob investigação no Espírito Santo.

Samarco terá nove dias para tentar evitar demissões em massa em Anchieta.




O Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo deu prazo até o dia 02 de dezembro para que a empresa Samarco apresente um plano para manutenção dos empregos da unidade de Ubu, localizada em Anchieta, e que tem funcionamento interligado às atividades de Mariana, em Minas Gerais. 

A determinação foi feita ontem em audiência pública conduzida pelos procuradores do Trabalho Carolina de Prá Buarque e Bruno Borges, com a participação de representantes da mineradora, de sindicatos e prestadoras de serviço. O plano emergencial de manutenção de emprego deve prever a preservação da renda dos trabalhadores que desempenham atividades junto à unidade industrial de Ubu/Anchieta, sendo contratados diretos ou terceirizados. 


O Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo ainda pediu a apresentação de todas as rescisões de contratos realizadas desde o dia 05 de novembro. A mineradora também deverá apresentar as rescisões dos contratos comerciais com prestadores de serviços que acarretem a extinção de postos de trabalho em Anchieta, além da documentação sobre a comunicação realizada pela Samarco às empresas terceirizadas a respeito da sua responsabilidade pelo pagamento dos trabalhadores.

Moradores fecham Rodovia do Sol e pedem segurança em Vila Velha.




Um protesto de moradores de Ponta da Fruta e Balneário Ponta da Fruta interditou o sentido Vila Velha da Rodovia do Sol, hoje de manhã. Os manifestantes pediram mais segurança na região e reclamaram dos constantes assaltos a coletivos. O protesto começou por volta das 05 horas e 30 minutos. Por volta das 06 horas e 40 minutos, um motociclista tentou furar o bloqueio e agredir os manifestantes. 

Testemunhas contaram que um homem balançou a moto fazendo o motociclista cair. Como estava sem capacete no momento da queda, o motociclista teve ferimentos na cabeça. O homem foi levado para o hospital. O bloqueio da pista aconteceu com galhos e pneus, mas sem fogo. 

Os moradores reclamaram da violência nos coletivos que passam pelo bairro. Segundo eles, o ônibus 613, que sai do Terminal de Itaparica em direção à Ponta da Fruta, é alvo de constante assaltos. Com cartazes, os moradores também aproveitaram para pedir outras melhorias no bairro, como saneamento, pavimentação, e ainda reclamaram de abandono.

Ministra diz que chuvas farão lama continuar se movendo pelo Rio Doce A Ministra do Meio Ambiente Izabella Mônica Vieira Teixeira disse que o governo irá monitorar os impactos do vazamento da barragem da Samarco por até 120 dias na região do Rio Doce, no Espírito Santo. // Segundo a ministra, a época de chuvas poderá agravar a situação, já que a lama que está depositada no rio poderá se misturar à água e continuar descendo o leito. // Izabella sobrevoou a região afetada pela lama de rejeitos de minério no Estado e também a parte do mar que já foi atingida. // A Ministra disse que no sobrevoo percebeu um impacto muito expressivo nas cidades capixabas e que há um empenho em ajudar as pessoas mais afetadas pelo acidente ocorrido em Mariana, Minas Gerais. // Izabella lembrou das intervenções já feitas, antes da chegada da lama ao estado e ao oceano. // O Ministério do Meio Ambiente também está acompanhando a dispersão de sedimentos no mar. // Uma equipe da Marinha do Brasil chega ao Espírito Santo hoje para fazer testes na lama que já está no mar. // O pedido para a continuidade do monitoramento da lama foi feito pelo governador Paulo Hartung, que se reuniu ontem com a ministra do meio ambiente.




A Ministra do Meio Ambiente Izabella Mônica Vieira Teixeira disse  que o governo irá monitorar os impactos do vazamento da barragem da Samarco por até 120 dias na região do Rio Doce, no Espírito Santo. Segundo a ministra, a época de chuvas poderá agravar a situação, já que a lama que está depositada no rio poderá se misturar à água e continuar descendo o leito.  

Izabella sobrevoou a região afetada pela lama de rejeitos de minério no Estado e também a parte do mar que já foi atingida. A Ministra disse que no sobrevoo percebeu um impacto muito expressivo nas cidades capixabas e que há um empenho em ajudar as pessoas mais afetadas pelo acidente ocorrido em Mariana, Minas Gerais. Izabella lembrou das intervenções já feitas, antes da chegada da lama ao estado e ao oceano. O Ministério do Meio Ambiente também está acompanhando a dispersão de sedimentos no mar.  

Uma equipe da Marinha do Brasil chega ao Espírito Santo hoje para fazer testes na lama que já está no mar. O pedido para a continuidade do monitoramento da lama foi feito pelo governador Paulo Hartung, que se reuniu ontem com a ministra do meio ambiente.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Turistas cancelam reservas de fim de ano e Carnaval em Linhares após chegada de lama.




A lama que passa pelo Rio Doce e atinge o mar, em Linhares, acarreta prejuízos ambientais e também econômicos. Comerciantes da vila de Regência estão muitos preocupados com a movimentação turística após a tragédia. 
O proprietário da Pousada Vila Sergio, Sergio Missagia, informou que mais de 90% das reservas para as festas de Natal, Réveillon e Carnaval foram canceladas após a passagem da lama pelo Rio Doce. A vila está localizada próxima a foz do rio. Sergio também apontou que outras atividades como a pesca também está comprometida. 
Messias Caliman, presidente da Associação Comercial da vila disse que a situação preocupa. Hoje, a Prefeitura de Linhares informou que as análises diárias da água do Rio Pequeno feitas pelo serviço de saneamento do município continuam atestando a qualidade da água distribuída à população. Segundo a administração, os parâmetros que indicam a qualidade da água coletada em Linhares seguem os padrões estabelecidos pela portaria 2.914 de 2011 do Ministério da Saúde.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...