sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

PM apreende arma de fogo em João Neiva

Nesta quinta-feira, policiais militares do 5º Batalhão apreenderam uma arma de fogo em uma casa abandonada localizada no município de João Neiva. Ninguém foi detido.

Durante patrulhamento na Avenida Monte Verde, próximo ao Bairro Crubixá, militares avistaram um indivíduo em atitude suspeita, que, ao perceber a presença da guarnição, empreendeu fuga a pé e adentrou em um matagal. Foi feito o acompanhamento mas o indivíduo não foi localizado. Nas proximidades do local, havia uma casa abandonada, e após buscas na residência, foi encontrado um Rifle CAL.22.

A arma foi encaminhada para a Delegacia Regional de Aracruz, para o registro da ocorrência.

Aracruzense comanda Seleção Brasileira em Mundial de Pesca na África do Sul


Liderada pelo comerciante do bairro Coqueiral, em Aracruz, Geraldo Tonon, a Seleção Brasileira de pesca esportiva, categoria máster, conquistou a nona colocação no mundial realizado na África do Sul. A competição é realizada a cada quatro anos e desta vez a sede foi a cidade de Langebaan, considerada como o Caribe sul-africano. O título ficou com a Espanha.
A delegação brasileira foi formada por 19 pessoas nas categorias master masculino, feminino e dupla. A abertura do mundial foi em Johannesburgo, com a participação de cerca de 500 atletas de 20 países. Tonon chegou ao Brasil no último dia 17 e alegou que o vento forte, com rajadas de até 90 km/h, prejudicou o time brasileiro.

Unidade de conservação em Aracruz recebe compensação de R$ 13,4 milhões

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Renova firmaram um acordo de cooperação técnica para consolidar o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz, em Aracruz.

De acordo com o ICMBio, a região do distrito aracruzense tem a maior biodiversidade de algas marinhas do país, o que a torna um ambiente fundamental para o crescimento de peixes. A unidade, com área de aproximadamente 17 mil hectares, receberá uma série de ações que vão possibilitar uma preservação ambiental mais criteriosa, além de atividades de pesquisa, educação ambiental e turísticas.

Serão destinados R$ 13,4 milhões em ações como aquisição e adequação de uma sede na área, contratação de mão-de-obra e disponibilização de embarcações e veículos, além da criação do plano de manejo, que estabelecerá as regras de uso do espaço.

A unidade de conservação é administrada pelo ICMBio e receberá as ações da Fundação Renova como parte dos projetos de compensação em decorrência do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). O trabalho de planejamento das ações já foi iniciado.

As diretrizes gerais foram construídas de maneira coletiva, unindo conhecimento de diversas áreas. Especialistas de entidades ambientais, como ICMBio, Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), participaram de uma oficina e elaboraram o documento que direciona e orienta as ações do projeto.

Pré-carnaval agita os municípios João Neiva e Ibiraçu

A animação do Carnaval chega mais cedo em João Neiva, que terá concurso de fantasia e desfile de blocos amanhã 23. A folia tem início às 16h, no Museu Ferroviário, com o bloco infantil ‘Fraldinhas do Real’. Às 17h, haverá escolha das fantasias infantis mais criativas. Às 18h, com um minitrio elétrico, o bloco ‘As Virgens do Real’ se concentra em frente à sede da prefeitura, prometendo embalar foliões de todas as idades.

No próximo dia 28, é a vez da tradicional ‘Quinta da Véspera’ de Ibiraçu dar o tom do Carnaval na Região. A festa tem início às 19h, no Centro da cidade, e será animada pela escola de samba colatinense Império de São Silvano, uma banda de fanfarra, três grupos de dança e a cantora Gabriela Ávila. Uma atração à parte para as crianças é o ’Bloco do Boa Vista’.

Para quem gosta de gastronomia, o pré-carnaval terá praça de alimentação com food trucks e a Feira Espaço Gente da Terra, concentrando diversas barracas com comidas típicas preparadas pelos talentos do empreendedorismo familiar de Ibiraçu. De acordo com a prefeitura, o uso de carro de som está proibido e somente vendedores ambulantes devidamente cadastrados poderão atuar no evento.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Sala do Empreendedor é oficialmente inaugurada em Aracruz


O município de Aracruz já conta com uma Sala do Empreendedor. A Cerimônia de inauguração aconteceu na tarde desta quarta-feira (20/02), no auditório do Lions Club e na Casa do Cidadão, local onde funcionará o ambiente que atenderá os empreendedores do município e da região.
O local conta com diversos serviços, tais como: abertura de empresas, emissão de alvarás, licenciamento Ambiental e Sanitário, consultorias, capacitações, orientações de compras públicas, dentre outros. A Sala do Empreendedor ficará instalada em um local estratégico, no Núcleo de Atendimento ao Cidadão – NAC, localizada à Rua Padre Luiz Parenzi, nº710, Centro, Aracruz\/ES - Telefone: 99795-9987

Câmara acata pedido de audiência pública para discutir aumento de passagem de ônibus em Aracruz


Está marcada para o dia 13 de março, às 18 horas, na Câmara de Aracruz, a audiência pública para a discussão do transporte coletivo do município.
A população vem cobrando a revogação do decreto que autorizou o aumento das passagens das viações Cordial e Expresso Aracruz, que começou a vigorar no dia 1º de fevereiro.
No início de janeiro, o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (COMTRAT) aprovou o aumento da tarifa, tendo apenas o voto contrário do Conselho Popular de Aracruz (CONSPAR).
Contrariada com o aumento da passagem, a população se reuniu e criou o Movimento #NossaAracruz, que tem por objetivo discutir os problemas da cidade.
Quinze parlamentares assinaram o documento com o pedido de audiência pública. Apenas dois vereadores não assinaram o requerimento.

Pai de Kauã é mantido em penitenciária de Linhares; defesa diz que prisão é ilegal


O empresário Rainy Butkovsky, pai do menino Kauã Butkovsky, continua preso na Penitenciária Regional de Linhares. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
Rainy foi detido na porta do Fórum Desembragador Mendes Wanderley, no mesmo município, na tarde da última terça, logo após a quinta audiência sobre o processo que apura a morte do filho dele e de Joaquim Salles Alves, irmão de Kauã.
Ele teria discutido com o juiz Carlos Abad, da 2ª Vara da Infância e da Juventude do município, que, em seguida, deu voz de prisão contra o empresário. Segundo o advogado de Rainy, Siderson Vitorino, o magistrado entendeu que houve desacato.
Na manhã desta quinta-feira, o advogado afirmou que entraria com um pedido de relaxamento da prisão de Rainy por considerá-la ilegal. .

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Serra encara o Vasco pela Copa do Brasil


O Vasco chega em ótima fase a Cariacica (ES) para enfrentar o Serra, pela segunda fase da Copa do Brasil, hoje às 21h30. Apesar de toda a confusão envolvendo a presença de torcedores no Maracanã na final da Taça Guanabara, o time comemorou o título no último domingo e quer manter a boa fase com a classificação à terceira fase da competição nacional.
No Campeonato Carioca, o Vasco está 100%, com cinco vitórias na primeira etapa da Taça Guanabara, e mais duas, na semifinal - 3 a 0 no Resende - e na decisão, contra o Fluminense, por 1 a 0. Na Copa do Brasil, no entanto, o Vasco não teve vida fácil e só avançou para a segunda fase com empate por 2 a 2 contra o Juazeirense, graças a gol de pênalti de Maxi Rodríguez já nos minutos finais. O Serra, por sua vez, avançou com triunfo por 1 a 0 sobre o Remo, no Robertão, em Serra (ES).
Ao contrário da primeira fase, a partida dessa quarta-feira não garante classificação ao Vasco em caso de empate. Se houver igualdade no tempo normal, a disputa da vaga vai para os pênaltis.
Apesar do desgaste pela disputa da final da Taça Guanabara e a viagem para o Espírito Santo, o técnico Alberto Valentim não deve poupar os titulares, já que o clube tem a Copa do Brasil como uma das prioridades para a temporada. A tendência é que o time seja exatamente o mesmo que entrou em campo na vitória sobre o Fluminense. "Temos que superar o desgaste, mas aproveitar a confiança adquirida com o título conquistado", disse Alberto Valentim.
O único desfalque é o meio-campista Thiago Galhardo, que sequer viajou com a delegação vascaína e ficou no Rio tratando um edema muscular na coxa direita. Ele já não vinha atuando, o que provocou a entrada de Bruno César.
Apesar de ter avançado na Copa do Brasil, o Serra não vive bom momento na temporada e ocupa apenas a oitava colocação no Campeonato Capixaba, com três pontos conquistados em quatro jogos. O time do técnico Cleiton Marcelino vem de duas derrotas, por 1 a 0 para o Atlético, e por 3 a 1, para a Desportiva.
No último treinamento antes da partida, Marcelino utilizou a mesma escalação da vitória sobre o Remo na primeira fase e deve repetir a escalação que conquistou a classificação naquela oportunidade.

Homem morre após ser atingido por raio em Cariacica


Um homem morreu, na tarde de hoje, após ser atingido por um raio na Rodovia Leste-Oeste, em Cariacica, na Grande Vitória. A informação é da Polícia Civil. A descarga elétrica aconteceu durante uma tempestade que atingiu a região.
Ainda não há informações sobre a identidade da vítima.
Uma equipe do Samu chegou ao local pouco depois das 14h, mas o homem já estava inconsciente e sem sinais vitais. Os socorristas ainda tentaram reanimar o homem atingido, mas sem sucesso.
Policiais militares também estiveram no local para auxiliar no atendimento. A Polícia Civil foi acionada para realizar o trabalho de remoção do corpo.

Mulher de eletricista morto na Serra é presa suspeita de mandar matar o marido


A Polícia Civil, por meio de investigações realizadas pela Delegacia Especializada de Crimes hoje, uma operação de captura contra seis suspeitos de envolvimento na morte de um eletricista da mineradora Vale, no dia 10 de janeiro deste ano, no município da Serra. Para a polícia, a mulher da vítima é a principal suspeita de ser a mandante do crime.
Segundo o delegado responsável pela operação, a mulher do eletricista foi presa, nesta manhã, sob suspeita de estar envolvida na morte do próprio marido. Na época, contou que o companheiro teria sido vítima de um assalto. Que após reagir, acabou morto com tiro na cabeça, em frente da residência onde morava com a família. 
Ainda com o delegado, mais detalhes não serão revelados, para que a operação da polícia não seja atrapalhada. A ação começou por volta das 6 horas da manhã e vai se estender por outros bairros do município da Serra.
Algemado e na viatura da polícia, o primeiro suspeito capturado disse não ter ligação com a morte do eletricista. Segundo o suspeito, o eletricista teria pedido que ele realizasse um serviço no telhado da residência onde a vítima morava. Por conta disso, a polícia estaria confundindo ele com outros criminosos.

Aracruz é campeã em Categoria Nacional da Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2018


O município de Aracruz recebeu na tarde desta terça-feira (19/02), durante cerimônia realizada na cidade de São Paulo (SP), a premiação de primeiro lugar na Categoria Nacional da Parceria Votorantim pela Educação 2018, no que tange as três frentes de formação, que são as escolas – Gestão Escolar – , responsável pela formação dos gestores escolares (Diretores); Secretaria de Educação – Gestão Educacional – , responsável pela formação de todos setores da secretaria; além da sociedade – Mobilização Social – , responsável pela formação dos diferentes setores sociais, como o APAE, igrejas, a Biblioteca Pública Municipal e Sociedade Civil Organizada.

Além dessa premiação das três frentes de formação, Gestão Escolar, Gestão Educacional e Mobilização social, o município de Aracruz ainda recebeu o destaque nacional, na categoria “Acompanhamento da Aprendizagem”, com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Maria Inês Della Valentina, localizada no distrito de Jacupemba.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Pai de Kauã é detido em Linhares


Os pastores Georgeval Alves e Juliana Sales exerceram o direito de ficarem calados na maior parte das perguntas feitas a eles durante audiência de hoje, no Fórum de Linhares, Norte do Espírito Santo.
A sessão do caso da morte dos irmãos Joaquim em Kauã, mortos em abril de 2018, terminou no meio da tarde. O pai de Kauã, Rainy Butkovsky, acabou preso do lado de fora do Fórum depois de discutir com um juiz.
Ele foi levado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) para prestar depoimento.
Juliana Sales chegou ao Fórum por volta de 8h50, acompanhada de três advogados. Eles entraram sem falar com a imprensa. Georgeval Alves chegou em uma viatura do sistema penitenciário por volta de 9h40. Houve manifestação com a chegada dele.
Segundo o advogado e assistente de acusação Sinderson Vitorino, que acompanha o processo, estavam previstas que três testemunhas também fossem ouvidas na sessão, mas uma, que era voluntária, não compareceu.
Mais de 30 pessoas já prestaram depoimento em audiências, que aconteceram não só no Espírito Santo, mas também em Minas Gerais e Bahia. O motivo é que testemunhas ligadas ao caso residem nesses estados.
Depois desta audiência, novos procedimentos devem acontecer no caso, que se encontra em fase intermediária.

Com réplica 'bizarra' de fuzil, adolescente é preso após assalto em Vila Nova de Colares


Duas pessoas foram surpreendidas na noite de ontem em um ponto de ônibus entre as regiões Vila Nova de Colares e Nova Zelândia, na Serra. 
Um carro prata parou no ponto, o carona desceu com uma réplica que imitava um fuzil e anunciou o assalto, mas uma viatura passou no momento da ação e conseguiu deter o suspeito. Os comparsas fugiram. 
Em depoimento a polícia, a vítima contou que tentou esconder o aparelho celular, mas acabou entregando ao suspeito, porque o mesmo teria sido violento. Assim que as vítimas entregaram os objetos, um carro da polícia passou e o suspeito tentou fugir. O comparsa, no entanto, que estava no carro arrancou e deixou o adolescente para trás. A Polícia logo constatou que a arma, que aparenta ter sido 'construída' com pedaços de madeira, era falsa.
O suspeito afirmou que estava em Jacaraípe com os amigos usando cocaína. Quando a droga acabou, eles resolveram sair para cometer assaltos pelas ruas, a fim de levantar dinheiro para comprar mais drogas. O menor foi autuado pelo ato infracional e encaminhado para o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Os comparsas que estavam no veículo conseguiram fugir.
A Polícia Militar realizava patrulhamento no local e ao flagrar a ação dos criminosos, conseguiram deter o menor de idade que aparentemente estava armado com um fuzil. Durante a abordagem os policiais confirmaram que a arma era falsa e o menor de idade foi levado para a delegacia. 

Nova audiência do caso de irmãos mortos em incêndio acontece em Linhares


Mais uma audiência sobre a morte dos irmãos Joaquim e Kauã, que morreram queimados em abril de 2018, acontece no Fórum de Linhares, com previsão de início às 9h desta terça-feira (19). Segundo o Tribunal de Justiça (TJ-ES), os pastores Georgeval Alves e Juliana Sales estarão presentes mais uma vez.
O TJ-ES não deu mais detalhes de como será a audiência porque o caso corre em segredo de Justiça, mas segundo o advogado Sinderson Vitorino, que acompanha o processo, falou que desta vez o casal deverá ser interrogado pela primeira vez. Até então, eles apenas acompanhavam os depoimentos.
Os meninos Joaquim e Kauã morreram em um incêndio no dia 21 de abril de 2018, em Linhares. Georgeval, pai de Joaquim e padrasto de Kauã, foi acusado de estuprar, agredir e queimar as crianças. Já a esposa dele, Juliana foi presa porque, segundo o juiz, foi omissa e sabia dos abusos que as vítimas sofriam.
Eles são acusados de homicídio qualificado, estupro de vulneráveis e fraude processual. Georgeval ainda responde por tortura.

PF investiga fraudes em licitações para merenda escolar em oito municípios do Espírito Santo


Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal cumpre 12 mandados de busca e apreensão, resultantes de uma operação nomeada de Snack Zero, que investiga fraudes em licitações realizadas por oito municípios do Espírito Santo para compra de merenda escolar. Ao todo, 52 policiais federais estão diretamente envolvidos na operação.
De acordo com a PF, as compras eram realizadas, inclusive com verbas federais. A oferta e pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos coniventes com as fraudes também são investigadas.
As fraudes consistiam principalmente no prévio ajuste entre empresas que participavam das disputas, o que prejudicava o caráter competitivo e causava prejuízos ao Poder Público, com o aumento do preço dos gêneros alimentícios adquiridos. Também foram detectados indícios de fornecimento de produtos com validade vencidos.
Os procedimentos licitatórios com indícios de fraudes ocorreram nos municípios de Marataízes, Fundão, Jaguaré, Vargem Alta, Muqui, Castelo, Rio Novo do Sul e Piúma. As empresas supostamente envolvidas nas fraudes estão estabelecidas nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Marataízes, Viana e Cariacica.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Capixaba vítima de incêndio no CT do Flamengo anda pela primeira vez após incidente


Após mais de uma semana internado, o zagueiro capixaba Jhonata Cruz Ventura, de 15 anos, vítima do incêndio que atingiu o Centro de Treinamento (CT) do Flamengo na manhã de sexta-feira, dia 8, segue sendo tratado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Municipal Pedro II, no Rio de Janeiro. 
Jhonata começou a andar hoje pela primeira vez após o acidente, durante fisioterapia nas instalações do CTQ. De acordo com a equipe médica, o estado de saúde do jovem apresenta boa evolução. Ele respira sem ajuda de aparelhos e tem quadro de saúde estável. Ele está fazendo uso de antibiótico e progredindo de forma gradativa a aceitação da dieta oral.
O rapaz acordou do coma na manhã de terça-feira, dia 12. Ele ficou com mais de 30% do corpo queimado durante o incidente, que vitimou outras dez pessoas. Segundo os médicos, ele apresentou queimaduras de 2º e 3º graus. 

PM é baleado em assalto na Serra


Um policial militar reagiu a uma tentativa de assalto e acabou sendo baleado no tórax, na tarde de ontem, no bairro Laranjeiras, na Serra. Mesmo ferido, ele conseguiu atingir um dos suspeitos. A identificação do militar foi preservada.
De acordo com a PM, o militar estava à paisana na companhia do irmão, por volta das 15 horas, na rua Goytacazes, quando dois suspeitos chegaram e anunciaram o assalto. Neste momento, a vítima se identificou como policial e os criminosos reagiram atirando contra ele.
A PM confirmou que o militar revidou aos disparos, o que resultou em troca de tiros no local. A vítima foi ferida e levada ao Hospital Jayme dos Santos Neves por uma viatura da Polícia Militar.
De acordo com informações da PM, durante a troca de tiros um dos bandidos foi atingido na perna direita. O projétil pegou abaixo do joelho do jovem que teria iniciado os disparos contra a vítima.
Segundo a polícia, os dois suspeitos conseguiram fugir. Buscas foram realizadas e os militares conseguiram identificar em uma residência no mesmo bairro o criminoso que atirou contra o policial.
O suspeito, ferido na perna, foi encaminhado em outra viatura para o Hospital Jayme dos Santos Neves.
Durante as buscas, os policiais localizaram o segundo suspeito no bairro Macafé, na Serra. Com ele foi encontrado um revólver calibre 22 usado na troca de tiros.
A polícia informou que o irmão da vítima, que estava presente no momento do crime, reconheceu um dos suspeitos como participante da troca de tiros que deixou o irmão ferido.
Informações como autuação e nome dos envolvidos não foram divulgados pois a ocorrência estava em andamento até a noite de ontem.
Após o crime, colegas de farda e familiares estiveram no local em busca de notícias. Os amigos militares preferiram não falar sobre o caso e desejavam a melhora do amigo.
.
O policial e o suspeito permaneciam hospitalizados, mas não foram passadas informações do estado de saúde deles.

76 casos de dengue são confirmados em Aracruz


Em Aracruz foram identificados 522 casos de suspeita de dengue. Desse total, 76 casos foram confirmados na última sexta-feira, depois dos pacientes passarem por análises laboratoriais. Os bairros que mais têm apresentado moradores com sintomas da dengue foram Bela Vista, Vila Rica, Jequitibá, Barra do Riacho e Vila Nova.
Aracruz é apontado no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) como um município com incidência média de casos de dengue. Nas últimas quatro semanas (boletim divulgado no dia 14 de fevereiro) foram confirmados 260 casos da doença. O mosquito Aedes aegypti vive em média 30 dias, e nesse período, deposita entre 1.000 e 4.000 ovos. As fêmeas depositam seus ovos em recipientes/locais próximos ou que contenham água. O ciclo biológico do vetor (mosquito) ocorre em quatro estágios: ovo, larva, pupa e mosquito adulto, durante três a oito dias. Segundo o chefe da Vigilância Ambiental da SESA, Roberto Laperriere, cerca de 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências.

Policial Militar diz ter sido ameaçado por parentes de vítima de tiro no peito em Aracruz

A Polícia Militar de Aracruz, informou na tarde deste sábado que o policial envolvido em discussão que causou a morte do morador de Nova Conquista, Deivyd Nascimento na noite de sexta-feira estava recebendo ameaças dos familiares do mesmo.
De acordo com a nota, o PM havia feito registro de todas as ameaças e já  previa que consequências trágicas poderiam acontecer. Isso considerando o histórico de violência  de alguns membros da família de Deivyd.
A PMES informa ainda que o policial apresentou-se espontaneamente na delegacia de polícia civil, sendo ouvido e liberado pelo delegado de plantão.
A Nota ainda informa que todas as circunstâncias serão devidamente apuradas em inquérito policial.

 Segue Nota Oficial:
A Polícia Militar informa que levantamentos preliminares apontam que o policial envolvido no ocorrido vem sofrendo ameaças constantes de seus vizinhos, estendendo-se, inclusive, aos familiares do militar. O policial relatou que fez registro de todas as ameaças recebidas, já prevendo as possíveis consequências que poderia sofrer, considerando o histórico de violência que envolve alguns membros da família que o ameaçava. 
Após mais um desentendimento entre as famílias vizinhas, houve o desfecho trágico, cujas circunstâncias serão devidamente apuradas em inquérito policial. 
A PMES informa ainda que o policial apresentou-se espontaneamente na delegacia de polícia civil, sendo ouvido e liberado pelo delegado de plantão.
Os demais envolvidos nas ameaças e ataques à residência do militar foram detidos e conduzidos à delegacia. 
A PM ressalta que qualquer juízo de valor que anteceda a apuração completa dos fatos é leviano e não se manifestará até que todas as circunstâncias sejam elucidadas ou ordens emanadas pela justiça sejam determinadas, destacando sempre que se mantém ao lado da verdade, da justiça e, principalmente, do cidadão capixaba.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...