sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Unidade de conservação em Aracruz recebe compensação de R$ 13,4 milhões

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Renova firmaram um acordo de cooperação técnica para consolidar o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz, em Aracruz.

De acordo com o ICMBio, a região do distrito aracruzense tem a maior biodiversidade de algas marinhas do país, o que a torna um ambiente fundamental para o crescimento de peixes. A unidade, com área de aproximadamente 17 mil hectares, receberá uma série de ações que vão possibilitar uma preservação ambiental mais criteriosa, além de atividades de pesquisa, educação ambiental e turísticas.

Serão destinados R$ 13,4 milhões em ações como aquisição e adequação de uma sede na área, contratação de mão-de-obra e disponibilização de embarcações e veículos, além da criação do plano de manejo, que estabelecerá as regras de uso do espaço.

A unidade de conservação é administrada pelo ICMBio e receberá as ações da Fundação Renova como parte dos projetos de compensação em decorrência do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). O trabalho de planejamento das ações já foi iniciado.

As diretrizes gerais foram construídas de maneira coletiva, unindo conhecimento de diversas áreas. Especialistas de entidades ambientais, como ICMBio, Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), participaram de uma oficina e elaboraram o documento que direciona e orienta as ações do projeto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...