
A Quarta Ponte terá 36 metros de largura, duas faixas em cada
um dos sentidos e ainda outras duas faixas centrais já elaboradas para a
circulação dos coletivos do sistema BRT, o corredor exclusivo para ônibus.
Dependendo das condições de trânsito, haverá como transformar essas duas
pistas, exclusivas para ônibus, para o tráfego de veículos nos horários de
pico. Haverá também ciclovias e calçadas. A estrutura dela será estaiada.
O projeto da ponte é apenas parte do grande eixo viário que
começará na BR-101, no Contorno de Cariacica e se estenderá até a região de Santo
Antônio, em Vitória, desembocando na Rodovia Serafim Derenzi. O trajeto total
deste eixo é de 7,9 quilômetros de extensão. A ponte em si, terá algo próximo
de 300 metros de extensão, e criará novas rotas de acesso ao Centro da capital,
segundo o governo. Audiências públicas vão determinar como o processo
licitatório será feito.
"Há 30 anos já se comentava sobre essa Quarta Ponte, mas
não existia nada de concreto. Hoje estamos apresentando o projeto executivo à
população. O que era um sonho, passou a ser realidade. Em dezembro concluiremos
o projeto executivo para partirmos para a licitação da obra", salientou
Casagrande.
Inicialmente o estado planeja gastar algo próximo de R$ 600
milhões com o eixo, mas os valores em definitivo apenas serão definidos com a
conclusão do projeto executivo, o que ocorrerá em dezembro de 2013. O governo
trabalha com uma variação final entre R$ 500 a R$ 700 milhões, com recursos
próprios.
"É importante ressaltar que os recursos necessários para
a execução das obras já estão garantidos, mas trabalhamos com a expectativa de
conseguir verbas federais para baratear a obra e aliviar o caixa estadual",
salientou o governador Renato Casagrande.
De acordo com o projeto apresentado pelo governo, a nova
ponte terá uma capacidade máxima de até 7,2 mil veículos por hora no horários
de pico da manhã, que vai das 7h até às 9h. Para se ter uma ideia das dimensões
do projeto, a Segunda Ponte comporta 2,8 mil e a Cinco Pontes apenas 1,3 mil
veículos no mesmo período..
"Ela será importante demais para o tráfego na Grande
Vitória. Com essa quarta ponte, não haverá a necessidade de se passar pelo
Centro, para se chegar a região Norte de Vitória. É um ganho de tempo e um
desafogo para os motoristas, salientou o secretário de Transportes, Fabio
Damasceno.

"A Serafim Derenzi será duplicada, contudo não está
englobada nesse projeto. É de vital importância que se façam alterações nela,
para que assim comporte o fluxo que ela receberá quando o eixo e a ponte
estiverem prontos. O projeto executivo já está em execução", destacou o
secretário.