sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Arte dos povos Tupiniquim e Guarani juntas em feira culturas de Aracruz


A arte dos povos Tupiniquim e Guarani do município de Aracruz estarão juntas na Feira Cultural da aldeia Pau Brasil, neste domingo 20, a partir de 09h, com apresentações, exposição e venda de artesanatos, comidas típicas, brincadeiras e roda de conversa.
 O objetivo do evento é promover a visibilidade da cultura indígena por meio do artesanato, culinária, cantos, dança, vestimentas e histórias contadas e vividas pelos mais velhos das aldeias. Além do fortalecimento cultural, a feira também é considerada um espaço de diálogo entre dois povos e também um momento para que pessoas de outras culturas possam conhecer de perto a realidade dos povos indígenas de Aracruz.

Mais de 1000 materiais irão melhorar as Estruturas das Unidades Escolares de Educação Infantil em Ibiraçu


A parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Vale no final de 2018, possibilitou a Formação com o tema “Desenvolvimento de Espaços Educativos”, para Diretores, Pedagogos, Professores, Serventes, Berçaristas, Cuidadores e Estagiários das Unidades de Educação Infantil durante o ano letivo de 2019 no município de Ibiraçu.
Além da formação, o município passará a contar com uma estrutura mais equipada. A Fundação Vale realizará a entrega de 1.235 itens, que serão distribuídos nas escolas.
Dentre os itens a serem recebidos destacamos: 781 jogos pedagógicos e brinquedos, 272 itens para equipar as áreas de recreação das unidades, 177 itens de apoio (geladeira, fogões industrial com forno e sem forno, camas infantis empilháveis, mesas para refeitório com capacidade para 10 alunos, dentre outros) e 05 equipamentos de multimídia (TV LED Smart, computadores portáteis e impressora multifuncional).

Projeto de modernização da iluminação pública de Aracruz já substituiu mais de duas mil lâmpadas

O projeto de modernização do sistema de iluminação pública do município de Aracruz é sinônimo de segurança e economia. Isso porque, além de tornar as ruas mais claras, as lâmpadas de LED também contribuem nas finanças públicas. Ao todo, 2.221 lâmpadas já foram substituídas, em quase 20 localidades.
Em Vila do Riacho, por exemplo, 623 lâmpadas de vapor metálico estão sendo substituídas por outras do tipo LED (Light Emitting Diode) - um componente eletrônico que gera luz com baixo consumo. De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Semob) os trabalhos no bairro deverão ser finalizados na próxima semana e todas as ruas serão contempladas.
Já no distrito de Santa Cruz, as aldeias Caieiras Velhas e Irajá, além dos bairros Coqueiral, Baiacu, Biriricas I e II, Mucuratá e Cachoeirinha de Santa Rosa estão com lâmpadas novas. Na região de Guaraná, o bairro Recanto Feliz, Avenida Gabriel Pandolfi e Cemitério Três Irmãos foram contemplados com o projeto de modernização da iluminação pública.
Na sede do município quase 1.000 lâmpadas foram substituídas.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Espada de Dom Pedro II em exposição no Museu de Santa Cruz neste final de semana

Neste final de semana o Museu Histórico de Santa Cruz vai recebe novamente a Espada da Guarda Imperial de D. Pedro II, que estará exposta para visitações no sábado e domingo, das 09 às 17h.
Trata-se de uma espada de bronze que pertenceu a guarda de Dom Pedro II e que foi deixada no município por volta do ano de 1.860. De acordo com a historiadora Mônica Pimentel, a espada foi entregue como forma de agradecimento a um morador antigo, durante a passagem do ex imperador pelo território do município.
Desde então o objeto tem passado por várias famílias e, neste final de semana, estará em exposição no Museu Histórico de Santa Cruz.

Santa Cruz sedia 1º Aberto Capixaba de Pesca com Caiaque neste final de semana

O estuário do Rio Piraquê-Açu, no distrito de Santa Cruz, será palco do 1º Aberto Capixaba de Pesca com Caiaque, neste domingo, a partir das 05h.

Pela manhã a competição acontece na região da Praia da Balsa. À tarde, o evento ocorre na praia de Santa Cruz. 
1º Aberto Capixaba de Pesca com Caiaque é considerado um evento de alto nível e vai reunir amantes do kayak fishing, além de coroar os campeões. O Espírito Santo, em especial o litoral de Aracruz, é um dos locais pioneiros na pesca com caiaque e um dos lugares onde ela mais cresce, com um grande número de adeptos e ótimos locais para a prática da modalidade.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Confrontos das quartas de final do Campeonato de Futebol Amador da Série A estão definidos


Após seis rodadas da fase de grupos do Campeonato Municipal de Futebol Série A, os confrontos das quartas de final já estão definidos e se iniciam neste próximo domingo (20), às 10h20, no Campo do Geraldão, quando jogam Dinamarca e Novo Caxias.
No mesmo campo, a partir das 15h se enfrentam Cruzeirinho e Palmeirinhas. Também às 15h jogam, no Campo do Santa Cruz, Pau-brasil e Náutico, e no Campo do Social, Santa Cruz e E.C Riacho. No próximo domingo (27) acontecem os jogos de volta. Caso as partidas terminem empatadas ou com mesmo saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

Normas para vendedores ambulantes e comércio eventual que vão atuar no próximo verão começam a ser discutidas

Os critérios, normas e procedimentos para vendedores ambulantes e comércio eventual, interessados em trabalhar em barracas durante o réveillon, verão e carnaval 2020 em Aracruz, já começaram a ser discutidas pela Comissão de Verão da Prefeitura de Aracruz.
É importante que os vendedores interessados em atuar no litoral fiquem atentos pois, a medida em que as decisões forem tomadas, serão publicadas no site da PMA.
A Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) explica ainda que, para garantir a qualidade do serviço e dos produtos, todos os profissionais selecionados serão orientados pela Fiscalização de Posturas e pela Vigilância Sanitária, que também vão fiscalizar as barracas durante a temporada.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Feira Cultural na aldeia Pau Brasil vai reunir povos Tupinikim e Guarani em Aracruz

A arte dos povos Tupinikim e Guarani do município de Aracruz estarão juntas na Feira Cultural da aldeia Pau Brasil. O evento acontece no dia 20 de outubro (domingo), a partir das 09h, com apresentações, exposição e venda de artesanatos, comidas típicas, brincadeiras e roda de conversa.
O Objetivo do evento é promover a visibilidade da cultura Tupinikim e Guarani através dos artesanatos, da culinária, dos cantos, da dança, das vestimentas, e das histórias contadas e vividas pelos mais velhos das aldeias. Além do fortalecimento cultural, a feira também é considerada um espaço de diálogo entre dois povos e também um momento para que pessoas de outras culturas possam conhecer de perto a realidade dos povos indígenas de Aracruz.
A Feira Cultural Tupinikim e Guarani é uma realização do Grupo de Artesãs e Artesãos e Grupo de Guerreiros e Guerreiras da aldeia Pau Brasil

Casa da Cultura da Aldeia Irajá será inaugurada neste sábado

No próximo sábado a aldeia Irajá, em Aracruz, vai comemorar a inauguração da Casa da Cultura, com apresentações culturais, comidas típicas e venda de artesanatos. O evento terá início a partir das 18h e é uma realização da Associação Aitupaíra.

Os preparativos para a festa estão a todo vapor. Desde o último final de semana a comunidade está unida realizando a pintura da Casa de Cultura.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz será oficialmente entregue nesta quinta-feira


Aracruz  receberá na próxima quinta-feira, o Governador Renato Casagrande e a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para oficializar a entrega da Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz. A Cerimônia ocorrerá na Unidade de Saúde do Guaxindiba, a partir das 08h30.
A Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz passou a funcionar no dia 30 de setembro.
Com essa farmácia em funcionamento, Aracruz se tornou o 11º no estado a contar com esse serviço. Anualmente a cidade receberá 30 milhões de reais em medicamentos de alto custo. O estado ainda vai arcar com o deslocamento dos remédios e a capacitação da equipe. Já o município será responsável por oferecer o espaço físico e equipe, composta por cinco farmacêuticos, sete servidores administrativos, além de um assistente social e um auxiliar de serviços gerais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...