sábado, 16 de janeiro de 2016

Vacina do Instituto Butantã contra dengue fica para 2018.




A vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantã deverá estar disponível para uso somente em 2018, e não mais em 2017, conforme informaram ontem o Ministério da Saúde e o Butantã. Uma das razões para o atraso é o tempo que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) levou para aprovar o início da fase 03 dos testes em humanos.  
O instituto entrou com o pedido de autorização em regime de prioridade em abril do ano passado e esperava ter a licença já em agosto do mesmo ano. Por isso, fez a previsão de ter o imunizante pronto já em 2017. A autorização da Anvisa para a fase 03, no entanto, só foi dada em dezembro, quando o Butantã começou a recrutar os voluntários para o estudo.  
De acordo com Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantã, um dos problemas da demora na aprovação foi o vencimento de algumas doses da vacina que já estavam prontas para o teste. Nas fases anteriores do estudo, a vacina do Butantã mostrou mais de 90% de eficácia contra os 04 tipos de vírus da dengue com apenas uma dose.

Tráfico de drogas foi o crime mais denunciado em 2015 no Espírito Santo.




O serviço Disque-Denúncia 181 fechou o ano de 2015 com mais um recorde. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, só em dezembro foram registradas 02 mil e 733 ligações. O crime mais denunciado foi o tráfico de drogas. Em relação ao total de chamados, 2015 foi superior a 2014 em 06 mil e 49 registros. 

Na Região Metropolitana, os municípios de Serra e Cariacica lideram no número de denúncias, seguidos por Vila Velha, Vitória, Guarapari e Viana. Entre os crimes mais denunciados estão o tráfico de drogas, com 46,22% dos chamados e maus tratos a criança, mulher, idoso e/ou deficiente e lesão corporal, com 13,25% das ocorrências.  

Também no interior do Espírito Santo, o crime mais denunciado foi o de tráfico de drogas, que respondeu por 36,21% dos atendimentos, sendo que, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus e Colatina, juntos, somam 44,74% de todos os chamados realizados. Casos de violência contra a mulher ficaram entre os 10 mais denunciados, com média de 245 registros por mês durante todo o ano de 2015.

Orçamento 2016 descarta obras do Cais das Artes e não prevê demissões.




O governador Paulo Hartung sancionou, ontem, o Orçamento para o exercício 2016 no valor de 17 bilhões e 51 milhões de reais. O montante estimado é 6,41% maior que o orçamento de 2015. Não há previsão de demissões, entretanto, como o momento é de crise, os cargos comissionados que foram extintos no ano passado continuam congelados. Cais das Artes ficou de fora do orçamento este ano. As áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública foram as pastas com as maiores fatias do orçamento. 

Na Saúde o orçamento é de 02 bilhões e 400 milhões de reais; na Educação, 02 bilhões e 100 milhões de reais e Segurança terá o orçamento de 01 bilhão e 700 mil reais. 
De acordo com o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos, as obras do Cais das Artes ficaram de fora do orçamento deste ano porque o contrato foi reincidindo e será preciso fazer uma nova licitação. 

Dentre as obras definidas pelo governo como prioridade estão o Contorno do Mestre Álvaro; Leitão da Silva, Corredor Leste-Oeste e ampliação do Aeroporto de Linhares. Também estão como prioridade o Projeto Escola Viva, o Hospital Geral de Cariacica e o Projeto Ocupação Social.

Motorista morre em acidente na Rodovia do Sol, em Guarapari.




Um homem morreu em um acidente envolvendo uma caminhonete e um carro de passeio, na Rodovial do Sol (ES-060), em Guarapari, na manhã deste sábado. A colisão aconteceu por volta das 06 horas e 15 minutos, em Nova Guarapari.  

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a caminhonete seguia no sentido Meaípe - Centro de Guarapari, enquanto o outro veículo, um Corsa, trafegava no sentido contrário. Um dos veículos invadiu a contramão, e ocasionou o acidente. 

O único ocupante do Corsa morreu na hora. Na caminhonete, estavam 04 pessoas, que tiveram ferimentos leves e foram socorridas. Com o impacto da batida, a caminhonete foi parar fora da pista, no meio da grama. // A pista precisou ser interditada no sentido Centro - Meaípe.

 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Homem usa carro oficial do governo do Espírito Santo para tentar matar ex no trânsito.




Um motorista do governo do Espírito Santo usou um carro oficial para tentar matar a ex-mulher no trânsito, nesta sexta-feira. Segundo a jovem, uma estudante de engenharia, quando estava indo ao trabalho, Carlos Alberto Mazoni Jr. tentou fechar o veículo onde ela estava. Após o ocorrido, o motorista foi exonerado do governo. Ele ainda não localizado pela polícia.

Essa é a segunda ver que Carlos tenta agredir a ex-mulher. Em julho de 2015, o motorista teve um ataque de fúria, destruiu a casa da estudante e ainda jogou um carro dela contra o muro da residência, na Serra. No acidente de hoje, o carro da estudante parou no canteiro central da Avenida Norte-Sul e ficou danificado.


Carlos ignorou a determinação da Justiça e voltou a se aproximar da ex-mulher. O caso foi registrado na Delegacia da Mulher da Serra. O advogado da estudante explicou que desde julho do ano passado ela tem uma medida protetiva contra o ex-marido. Como Ignorou a medida, o advogado da estudante vai pedir a polícia a prisão preventiva de Carlos. O caso já foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios e Proteção a Mulher da Serra.

Saiu a lista dos candidatos classificados para segunda etapa do VestUfes 2016.




Já está disponível na página da Comissão Coordenadora do Vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo, na internet, a lista dos candidatos habilitados para a segunda etapa do VestUfes 2016. Dos 17 mil e 652 candidatos que fizeram as provas discursivas, 10 mil e 632 continuam na disputa pelas 03 mil e 834 vagas ofertadas em 73 cursos da Universidade.  
A previsão é que o resultado final do processo seletivo seja divulgado no dia 22 de janeiro. Os candidatos aprovados devem ficar atentos ao edital de cadastramento e matrícula referente ao 1º e 2º semestres letivos de 2016, que serão publicados pela Pró-Reitoria de Graduação, órgão responsável pela matrícula, no endereço eletrônico da instituição.

O VestUfes 2016 teve uma abstenção de 25,14% na segunda etapa, índice menor que o do ano anterior, que foi de 27,25%. Inicialmente foram inscritos 23 mil e 579 candidatos. Dos candidatos que participaram da segunda etapa do vestibular, 11 mil e 39 optaram pelo sistema de reserva de vagas, que destina 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, e 688 participaram do processo seletivo na condição de treineiros, não concorrendo às vagas ofertadas.




Quase 02 mil transportes escolares estão com vistoria vencida no Espírito Santo.




Atualmente, mil e 800 veículos que fazem transporte escolar em todo Espírito Santo estão com a vistoria vencida. Isso representa 32% da frota que presta esse tipo de serviço, um total de 05 mil e 600 veículos. 


Para evitar que as crianças corram risco ao serem transportadas até a escola, os pais devem exigir que o veículo tenha o registro no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo. No site do órgão, é possível saber se o transporte passou pela vistoria.

 

Basta digitar a placa ou nome do condutor. De acordo com o coordenador de Transporte Escolar do Detran do Espírito Santo, Jederson Lobato, além da faixa amarela na parte central do veículo com o número de registro, os carros precisam ter no para-brisa o selo do Detran.

 

Obras de captação de água em Colatina ainda não começaram.




A construção de adutoras que vão possibilitar novas formas de captação de água para atender à população de Colatina ainda não começou a ser realizada pela Samarco. A previsão inicial era de que no dia 04 de janeiro a cidade iniciasse a captação de água no Rio Pancas. Colatina foi uma das cidades atingidas pela lama de rejeitos de minério da Samarco no Rio Doce. 

O projeto prevê a construção de 03 adutoras nos rios Santa Maria, Pancas e Lagoa do Limão. Segundo o secretário de obras de Colatina, João Virgílio, a previsão era que as obras começassem ontem. Já a Samarco, por sua vez, não confirmou a data do início das obras. Em nota, a empresa apenas informou que está realizando a estruturação e preparação da construção de adutoras para atender o município. 

O prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, disse que todas as obras garantem o abastecimento de 50% da necessidade que a cidade tem. Além das adutoras, 05 poços artesianos foram cavados e são utilizados para complementar o abastecimento. A água desses poços já está sendo incorporada ao abastecimento porque ajuda a diminuir a turbidez do recurso puxado no Rio Doce.

Montadora vai gerar mil empregos no Espírito Santo.




A Volare, unidade de negócios da Marcopolo e montadora de miniônibus localizada em São Mateus, anunciou ontem que vai gerar cerca de mil novos postos de trabalho até 2020. O anúncio foi feito durante visita técnica do governador Paulo Hartung à sede da empresa no município capixaba.  

Operando em carácter experimental desde outubro de 2013, a inauguração oficial da Volare no estado será realizada ainda neste semestre. O diretor do Negócio Volare, Gerson Luiz, disse que apesar do desaquecimento no mercado a empresa vai manter os investimentos previstos e o cumprimento do calendário para instalação da planta industrial e produção no estado.  

Gerson ressaltou que, além do mercado nacional, a montadora atua com foco no mercado internacional. Sobre a geração de empregos, o diretor explicou que atualmente a Volare está em fase de capacitação de funcionários e pretende dobrar a geração de emprego nos próximos meses. Já o governador Paulo Hartung ressaltou que a descentralização de investimentos em diferentes áreas é importante para dar mais igualdade de oportunidade aos capixabas.







Pó preto ultrapassa limites em 4 unidades de monitoramento de Vitória.




As medições de pó preto realizadas nas estações de monitoramento de Vitória retratam o que tanto tem incomodado a população: em 04, das 05 unidades, os limites estabelecidos para este tipo de poeira foram ultrapassados. Uma delas superou o dobro do padrão.  

Mesmo assim, nenhum setor poluidor será punido ou notificado. O cálculo levou em conta a legislação que está em vigor há quase 01 ano em Vitória, e que vai passar por mudanças que já estão sendo preparadas.  

Uma delas vai mudar os atuais padrões regionalizados para cada estação. Os atuais limites foram comparados com as medições de poeira sedimentável (o pó preto) feita pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente.

Findes desiste de obra milionária do restaurante giratório e vai devolver 10 milhões de reais à União.




A Federação das Indústrias do Espírito Santo anunciou ontem que vai suspender as obras do Espaço Cultural que contaria ainda com um restaurante giratório na avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória. O presidente da Findes, Marcos Guerra, anunciou ainda que o valor investido pelo Sesi será devolvido à União. 
A Federação ainda não tem definida a data para a devolução de cerca de 10 milhões de reais que foram investidos pelo Sesi, mas reafirmou que os valores serão ressarcidos à União. O presidente da Findes destacou que a interrupção da obra não tem relação com problemas de infraestrutura, e sim, por causa do valor da obra, que era muito alto.  
O ressarcimento do que foi investido pelo Sesi será feito após um planejamento junto aos órgãos de fiscalização. Quanto à estrutura, Marcos Guerra informou que a mesma não será removida e que um novo projeto, mais barato, será desenvolvido no local. Segundo ele, a área será utilizada para o desenvolvimento de projetos da economia criativa.

Morte misteriosa de peixes em lagoa de Mimoso do Sul intriga moradores.




Uma grande quantidade de peixes apareceu morta numa lagoa do bairro Pratinha, em Mimoso do Sul, deixando o proprietário da localidade intrigado com o fato. O empresário Dirceu Pires, conhecido popularmente na cidade como “Batatinha”, é dono da propriedade onde fica a lagoa. Ele conta que suspeita de envenenamento e que já procurou vários órgãos ambientais procurando uma resposta e solução para o caso.  
A lagoa apresentou no início da semana uma mancha de cores marrom e verde na superfície da água, com muitos peixes mortos boiando, o que levou Dirceu Pires a entrar em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural informando o fato.  
Os 02 órgãos responderam que essa situação não estava em suas alçadas, e que não poderiam fazer nada, mas como Dirceu não descarta a possibilidade de envenenamento, e vai providenciar a análise da água e cuidar da investigação. Ainda segundo informações de Dirceu Pires, a lagoa tem peixes com mais de 20 anos. São robalos, tambaquis, bagres, pacu, tucunaré, tilápias, entre outros.

Servidores públicos do Estado ficam sem calendário de pagamento.




Os servidores públicos estaduais estão sem saber quando vão receber os salários, pelo menos pelos próximos 03 meses. Por conta da crise econômica, o Governo do Estado ainda não divulgou o calendário com os vencimentos da categoria. Segundo informou a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, a receita estadual será avaliada com cautela pelos técnicos do Palácio Anchieta para que a programação do pagamento seja definida.  

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado, Haylson de Oliveira, disse que há uma legislação que garante que o pagamento seja feito até o último dia útil do mês trabalhado e que a decisão atrapalha o servidor, já que ninguém consegue se programar.  

Segundo ele, a não divulgação acaba criando ainda um temor de que poderá haver mais atrasos. Por outro lado, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos garante que o Governo do Espírito Santo vai continuar trabalhando em 2016 para manter o compromisso de pagar em dia o salário dos servidores, assim como fez em 2015.

Espírito Santo tem 45 casos suspeitos de microcefalia e mais de mil e 200 de zika.




A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, ontem, um balanço com os números de casos de zika vírus e microcefalia. De acordo com a Sesa, são mil e 122 casos suspeitos de infecção pelo zika vírus, sendo 10 confirmados laboratorialmente. 

Do total de ocorrências confirmadas, 08 foram registras em Vitória, uma em Vila Velha e uma em Cariacica. Foram notificados 45 bebês, entre nascidos e em gestação, com suspeita de microcefalia, mas ainda sem confirmação de relação com o zika vírus. 

Para se prevenir contra a doença é preciso adotar medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, também responsável por transmitir a dengue e a chikungunya.

Motorista morre e três ficam feridos em acidente com caminhão e carro no Norte do Estado.




Uma pessoa morreu e outras 03 ficaram feridas depois que um caminhão carregado de chapas de granito e um carro bateram no início da noite de ontem em João Neiva, no Norte do Estado. Os veículos passavam pela BR 259, próximo à localidade de Cavalinhos, quando o motorista da carreta perdeu o controle da direção e capotou. 
O carro foi atingido no capotamento, os 03 passageiros ficaram feridos e foram levados para o hospital de João Neiva. O motorista do caminhão não resistiu aos ferimentos e morreu no local. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o trânsito ficou complicado logo após o acidente.  
As placas de granito se quebraram e ficaram espalhadas por toda a via. Até às 19 horas a pista estava fechada, já que policiais civis estavam no local para realizar uma perícia que vai poder explicar as causas do acidente. 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Pedágio poderá ser cobrado em rodovias do Espírito Santo.




Aproximadamente 870 quilômetros de estradas estaduais poderão ser concedidos à iniciativa privada. Para avaliar essa possibilidade, o Departamento de Estradas de Rodagens do Espírito Santo publicou, hoje, no Diário Oficial o edital de Procedimento de Manifestação de Interesse. O objetivo é conhecer as empresas ou pessoas físicas que possam realizar os estudos técnicos para avaliação dos trechos propostos.

De acordo com o edital, o projeto compreende 03 municípios: Pólo Aracruz, com aproximadamente 229 quilômetros de extensão; Pólo Cachoeiro, com 354 quilômetros e Pólo Colatina, com 287 quilômetros. O objetivo dos estudos é fazer um levantamento que aponte a viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica, resultando num projeto que indique o modelo mais apropriado para a Administração Pública, e que garanta uma oferta de serviço público adequado à população, justa remuneração da futura concessionária e atratividade para a iniciativa privada.


Em novembro de 2015, o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens do Espírito Santo, Halpher Luiggi, explicou que não sabe se os pedágios serão realmente necessários. Ele informou que os moradores de Aracruz, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim serão consultados sobre o assunto após o início dos estudos de viabilidade e de engenharia. Hoje, o Departamento de Estradas de Rodagens informou em nota que, após a apresentação dos estudos de viabilidade por parte das empresas, é que avaliará o modelo de concessão a ser adotado no Estado, prevista somente para 2017. As empresas têm 30 dias para manifestar interesse em participar desses estudos.

Rajada de ventos destelha casas e deixa uma criança ferida em Aracruz.




Uma ventania, que durou cerca de meia hora, destelhou cinco casas e uma criança foi atingida no braço em Aracruz. O fenômeno aconteceu por volta de 17 horas, no bairro Nova Conquista, na parte mais alta do município. 

Segundo o coordenador de Defesa Civil de Aracruz, Daniel Rocha dos Santos, os ventos chegaram com uma velocidade média de 35 quilômetros por hora e chegou a destelhar algumas casas. A Defesa Civil recebeu a informação de que cinco casas tiveram algumas telhas arrancadas pela força do vento, que durou entre 25 minutos e meia hora. 

Uma criança foi atingida por uma dessas telhas, foi levada para o Hospital São Camilo e passa bem. O bairro atingido fica na parte mais alta da cidade. De acordo com informações da coordenação da Defesa Civil teve queda de galhos de árvores em alguns locais, mas não houve problemas no litoral do município de Aracruz.

Policial é preso com drogas, munição e moto sem placa em Cariacica.




Um policial militar foi preso com drogas, munição e uma moto sem placa na noite de ontem, em Cariacica. O soldado Willian Guimarães dos Santos, de 25 anos faz parte da 11ª Companhia Independente de Viana. O rapaz foi detido com 02 pedaços de maconha e munição, que segundo a polícia, não era cedida pela corporação. No momento em que foi abordado, Willian estava em uma moto com Fabrício Amorim, de 25 anos.  

O veículo estava sem placa, o que chamou atenção dos policiais militares que estavam em um posto de combustíveis abastecendo a viatura. Willian estava pilotando e quando percebeu que seria abordado acelerou, passou por cima dos canteiros na BR-262 e seguiu sentido Viana. A droga e a munição estavam em uma mochila que o soldado usava. Willian entrou para a Polícia Militar em novembro do ano passado.  

Detido o rapaz foi encaminhado para a Delegacia Regional de Cariacica, conduzido pelos colegas de corporação. A corregedoria da Polícia Militar acompanhou a ocorrência e vai aplicar as sanções previstas depois da atuação da Polícia Civil. Hoje, a corregedoria da Polícia Militar deve instaurar um processo administrativo demissionário, para julgar se o policial permanece ou não nos quadros da corporação. 

Estudantes tem até hoje para se inscrever no Sisu.




Estudantes tem até esta quinta-feira para se inscrever no Sisu. O sistema vai receber inscrições até as 23 horas e 59 minutos de hoje. Segundo o MEC, até ontem, 02 milhões, 217 mil e 738 estudantes fizeram a inscrição. Pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Enem e obteve nota acima de 0 na prova de redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.  
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do Sisu. Nesta edição, são ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro.  
Os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada regular. Quem não foi selecionado ou foi selecionado apenas para a segunda opção de curso pode aderir à lista de espera que estará disponível na página do Sisu na internet de 18 a 29 de janeiro. 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Vendaval destelha casas em Aracruz.




Um vendaval na tarde desta quarta-feira destelhou casas e comércios no Centro de Aracruz. 

                         

De acordo com informações preliminares da Defesa Civil, uma pessoa ligou para o órgão informando que a residência foi destelhada e outras reclamações surgiram posteriormente. 



Tampas de caixa d'água foram arrancadas na região. O vendaval também atingiu, com mais intensidade, Coqueiral e a praia de Barra do Sahy. Os estragos ainda estão sendo contabilizados pela Defesa Civil.

Ex-assessora foragida por falsificar assinaturas no Espírito Santo é presa no Rio de Janeiro.




A advogada e ex-assessora do Fórum de São Mateus, Fabiana Morgana Gomes, que estava foragida desde que foi descoberto que ela falsificava assinaturas de juízes em benefício próprio, foi presa na cidade de Queimados, no Rio de Janeiro. Fabiana foi localizada através de uma denúncia anônima.

Ela foi exonerada do cargo de assessora de juíza em junho de 2015, quando o esquema foi descoberto. A fraude foi enviada ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Justiça do estado. Segundo o diretor juiz Antônio Carlos Facheti, nos 05 anos em que trabalhou no Fórum, a mulher processou mais de 30 empresas.


A ex-assessora estava foragida desde então, mas foi detida pela 55ª Delegacia da Cidade de Queimados. Ela estava exercendo a função de advogada no local, e foi através desse registro que as atividades dela foram rastreadas. A mulher foi detida no Fórum de Queimados, onde tinha audiências agendadas. A Justiça já havia determinado prisão preventiva contra Fabiana Gomes.

Sedu lança edital com salário até 07 mil reais para temporário.




A Sedu divulgou edital para contratação temporária de professores habilitados e de profissionais do magistério licenciados em pedagogia, para atuarem em unidades escolares do Programa “Escola Viva”. Os salários vão de 03 mil, 172 reais e 08 centavos a 07 mil, 109 reais e 84 centavos dependendo das qualificações e da dedicação exclusiva.

Os cargos são os de pedagogo e professor (ensino religioso, português, inglês, espanhol, artes, educação física, biologia, física, química, matemática, história, geografia, sociologia e filosofia). Em ambos os casos é exigida experiência mínima de três anos na regência de classe em qualquer rede escolar.


As inscrições começaram hoje e vão até o dia 15 de janeiro, onde o candidato deve enviar a documentação comprobatória exclusivamente pelos Correios via Sedex, à Subgerência de Pessoal Transitório da Secretaria de Estado da Educação, localizada à Avenida César Hilal, 1111, Santa Lucia, Vitória, Espírito Santo, CEP 29056-085. A seleção será por meio de prova de títulos.  Mais informações pelo educaao.es.gov.br . 

Donos de postos temem falta de gasolina em todo o Espírito Santo.




Donos de postos temem que comece a faltar combustível nas bombas em todo o Espírito Santo à partir de hoje. O desabastecimento deve acontecer porque a entrega de gasolina no Porto de Vila Velha precisou ser interrompida devido a problemas operacionais ocorridos no navio de distribuição da Petrobras. A estatal informou que a embarcação está com o produto a bordo, e a previsão é de que a operação seja retomada hoje.  

O drama da seca de combustível nos postos capixabas se arrasta desde o período de Natal, quando um navio da Petrobras sofreu atraso de mais de uma semana para entrar no Porto de Tubarão. O desabastecimento pode atingir postos de quase todas as bandeiras que atuam no estado, já que todas dependem do fornecimento feito pela estatal.  

Ontem, donos de postos da Serra já começaram a sentir os reflexos do problema no navio que está atracado em Vila Velha. Eles, inclusive, disseram que já procuraram o Sindipostos do Espírito Santo para informar que as reservas de gasolina já estão praticamente no fim.

Brasil tem mais de 03 mil e 500 casos suspeitos de microcefalia associada ao vírus Zika.




Em novo balanço divulgado ontem, o Ministério da Saúde informou que 03 mil e 530 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus Zika em recém-nascidos foram notificados no país entre 22 de outubro de 2015 e 09 de janeiro de 2016. O boletim também traz a confirmação de que a morte de 02 recém-nascidos e 02 abortos de bebês com a malformação no Rio Grande do Norte foram em decorrência do vírus Zika.  
O ministério ainda investiga se a morte de outros 46 bebês com microcefalia na região Nordeste também tem relação com o Zika. As notificações da malformação estão distribuídas em 724 municípios de 21 unidades da federação. O estado de Pernambuco, primeiro a identificar aumento de microcefalia, continua com o maior número de casos suspeitos (1.236), o que representa 35% do total registrado em todo o país.  
Em seguida, estão os estados da Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Transmitido pelo Aedes aegypti, o vírus Zika começou a circular no Brasil em 2014, mas só teve os primeiros registros feitos pelo Ministério da Saúde em maio do ano passado. 

Produção industrial capixaba recua 11% após rompimento de barragem.




O rompimento das barragens no município mineiro de Mariana, no início de novembro, teve efeitos em atividades além dos recursos hídricos e turísticos no Espírito Santo. No penúltimo mês do ano passado, a produção industrial do Estado recuou 11,1% frente a outubro, reflexo do incidente sobre a indústria extrativa capixaba.  

O resultado negativo obtido nesse mês foi o pior desde dezembro de 2008, queda de 12,3%. Os números são resultado da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física – Regional do IBGE, que produz indicadores relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação. O estudo foi divulgado ontem e mostrou que 09 das 14 regiões pesquisadas tiveram retração de outubro a novembro.  

Dois dos 05 setores da indústria do Espírito Santo foram os principais responsáveis pela queda: a indústria extrativa e a de metalurgia. Em contrapartida, a produção alimentícia, a fabricação de produtos de minerais não-metálicos e de celulose, e de pastas químicas de madeira cresceram, impedindo um percentual de perda ainda maior.

Departamento de Estrada de Rodagem lança edital de estudos de viabilidade para privatizar rodovias capixabas.




Amanhã, o Departamento de Estradas e Rodagem do Estado vai publicar no Diário Oficial da União o edital para selecionar as empresas que participarão de estudos de viabilidade de concessões em estradas capixabas. 

A previsão é que até o final 2017 sejam iniciados os procedimentos administrativos, como licitação e assinatura de contratos. Ainda não foram informados quais os trechos serão concedidos ou se haverá cobrança de pedágios nas vias que cortam o Espírito Santo.  

Em novembro do ano passado, o diretor do órgão, Halpher Luiggi, explicou que após iniciado os estudos de viabilidade e de engenharia, os moradores de Aracruz, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim serão consultados sobre o assunto. A previsão inicial é que as consultas públicas sejam realizadas até junho deste ano. Somente entre janeiro e julho do ano que vem, devem acontecer os procedimentos administrativos.

 

Seis pessoas ficam feridas em acidente com carro da Sejus no Espírito Santo.




Seis pessoas ficaram feridas em um acidente com um carro da Secretaria Estadual de Justiça, na noite de ontem, em João Neiva, na região norte do Estrado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente – entre a viatura e um carro de passeio - aconteceu no km 27 da BR-259 no sentido Colatina.  

No carro, estavam 05 pessoas, que de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, 03 precisaram ser socorridas pelo Corpo de Bombeiros de Aracruz e encaminhados para hospitais da região. O estado de saúde das vítimas não foi informado. 

Por meio de nota, a Sejus informou que 02 inspetores penitenciários e 01 preso estavam na viatura e que eles tiveram ferimentos leves. A Corregedoria da Secretaria Estadual de Justiça vai investigar as circunstâncias do acidente.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Manifestantes colocam fogo em trator durante reintegração de posse em Vila Velha.




Ao menos 45 famílias foram retiradas de um terreno pertencente ao Governo do Espírito Santo durante uma ação da Justiça de reintegração de posse, na tarde desta terça-feira, no bairro Guaranhuns, em Vila Velha. Manifestantes chegaram a atear fogo em um trator que realizava demolições de casas construídas irregularmente.

De acordo com informações da Polícia Militar, os policiais do Batalhão de Missões Especiais foram acionados para dar apoio ao trabalho dos oficiais de Justiça. O terreno pertence à Superintendência de Projetos de Polarização Industrial, órgão do governo do Espírito Santo. Hoje de manhã, uma das residências pegou fogo e o Corpo de Bombeiros também foi acionado para apagar as chamas. 
Por meio de nota, a Superintendência de Projetos de Polarização Industrial informou que pediu à Justiça a reintegração de posse do terreno de sua propriedade, que foi ocupado irregularmente. A Justiça atendeu ao pedido e a reintegração aconteceu dentro da normalidade e legalidade, tendo policiais do Batalhão de Missões Especiais e a Guarda Municipal de Vila Velha dado apoio ao trabalho dos oficiais de Justiça durante a reintegração.

 

Rio Bananal seca e cidade fica sem abastecimento no Norte do Espírito Santo.




O abastecimento de água em Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo, está suspenso desde ontem. Com a estiagem, o principal rio que corta o município secou e comprometeu o abastecimento na cidade.

A água estava sendo captada da represa, mas o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Alencar Gusmão, informou que a barragem atingiu o nível morto e não dá mais para usar as bombas de captação. Hoje, 02 caminhões-pipas estão pegando água de uma represa para distribuição nas casas.


Alencar Gusmão afirmou que a situação é crítica porque a água da represa deve durar só mais 10 dias. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, em dezembro, era esperada uma chuva de 230 mililitros, mas não choveu nem 10 %. A situação do município Rio Bananal só deve melhorar com chuvas significativas.

IPTU na Grande Vitória terá reajuste de até 10,71%.




Após o aumento na tarifa do transporte coletivo do sistema Transcol, na última semana, para 02 reais e 75 centavos, outro aumento deve pesar no bolso dos capixabas: o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), na Grande Vitória. Na Região Metropolitana, os maiores reajustes são em Cariacica e Vitória, com aumento de 10,71%. Em Vitória, o tributo é calculado conforme a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial que, em 2015, teve aumento de 10,71%. Em 2014 o índice foi de 6,46%.

A Prefeitura de Vitória espera arrecadar 113 milhões de reais só com o IPTU. O município de Cariacica também utiliza o mesmo índice de preços que a administração de Vitória e irá reajustar o imposto em 10,71%.  A expectativa da prefeitura é arrecadar aproximadamente 14 milhões e 700 mil reais.

Já a prefeitura de Vila Velha terá um reajuste menor. Apesar de utilizar o mesmo índice para calcular o aumento no IPTU, a administração utiliza períodos diferentes: de outubro de 2014 a setembro de 2015. Com isso, o acréscimo será de 9,56%. A previsão de arrecadação gira em torno de 70 milhões de reais. Serra também terá um reajuste um pouco menor. O município considerou a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial entre os meses de dezembro de 2014 a outubro de 2015 e, com isso, a taxa será de 9,28%. A prefeitura da Serra informou que não há previsão de arrecadação para 2016.

Marido esquarteja mulher após descobrir que ela usava Facebook.




Uma mulher foi assassinada e esquartejada após seu marido descobrir que ela havia feito uma página Facebook. O caso foi registrado em Olinda, no Pernambuco. De acordo com a família da vítima, o homem era muito ciumento e não permitia que a mulher usasse redes sociais. O corpo de Flávia Maria do Nascimento, de 33 anos, foi encontrado em uma casa em construção nos fundos da residência onde ela morava com a família. Segundo vizinhos, a mulher era uma pessoa tranquila e não se envolvia em confusão no bairro.
O beco onde o crime aconteceu foi fechado. De acordo com a polícia, quando as equipes chegaram ao endereço encontram os sacos fechados e muito sangue no local. O crime teria sido praticado pelo companheiro dela, Flávio Machado de Lima, que está foragido. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa não explicou a motivação do crime. Porém, para a família, não há dúvidas de que o assassinato foi motivado por ciúmes.


Os vizinhos disseram que o homem se irritou ao descobrir que a vítima tinha feito uma página no Facebook. O carro de mão seria usado pelo suspeito para carregar o corpo. Porém, o suspeito fugiu com a filha. A polícia não tem pistas do paradeiro dele e investiga as causas da morte. Segundo o delegado Alfredo Jorge, a vítima pode ter sido morta esfaqueada ou asfixiada. O casal estava junto havia 06 anos. Lima ajudava a criar o filho de Flávia, que tem 07 anos e sofre de paralisia cerebral. A criança não presenciou o crime. A faca do tipo serra e uma foice foram apreendidas pela perícia.

Apostadores de Aracruz ainda não se manifestaram para receber quase 02 milhões de reais.




Os apostadores – o que acertou os 20 números da Lotomania e o que não acertou nenhum, ambos de Aracruz – contemplados no último sábado, ainda não se manifestaram junto à Caixa Econômica Federal para receberem seus prêmios de 01 milhão, 868 mil, 30 reais e 02 centavos, e 118 mil, 181 reais e 46 centavos, respectivamente.

As duas apostas foram feitas na mesma lotérica do município. Segundo informações da assessoria da Caixa Econômica Federal, as duas apostas vencedoras podem ser de uma mesma pessoa, pois as premiações são para quem acertar os 20 números sorteados e também para quem não acertar nenhum.  

Em caso de apostas “espelhadas”, quando os jogos são feitos com os mesmos números em ordem exatamente contrárias, o prêmio pode sair para um único ganhador.

 

Três praias de Linhares são liberadas para banho.




As praias de Pontal do Ipiranga, Barra Seca e Degredo, localizadas em Linhares, no Norte do Espírito Santo, interditadas na última quarta-feira, foram liberadas para banho. A lama de rejeitos de minério mais densa voltou a ficar concentrada na região em volta da foz do Rio Doce, entre Regência e Povoação. 

De acordo com o biólogo da prefeitura de Linhares, Luciano Cabral, o nível de turbidez da água diminuiu e a pluma de rejeitos que estava no mar desapareceu. O desaparecimento da pluma se deve a mudança na direção dos ventos. As praias Regência, Povoação e Comboios continuam interditadas. 

Na semana passada a Prefeitura de Linhares interditou todo o litoral devido a presença da pluma de lama de rejeitos de minério da Samarco. Mesmo com as placas informando a interdição, muitos banhistas ignoraram a orientação e entraram no mar de Pontal do Ipiranga.

Ciclista de 15 anos morre após colidir com van em Aracruz.




O jovem Wagner Almeida, de 15 anos, morreu ontem à tarde, após colidir com uma Van, no Bairro de Fátima, em Aracruz. O motorista da Van deixou o local do acidente, temendo agressões, pois no local havia pessoas revoltadas com a situação, mas seguiu direto para a Delegacia de Polícia do Município onde foi ouvido e passou todas as informações necessárias para as autoridades competentes.  

Segundo informações passadas pelo motorista, ele fez de tudo para evitar a colisão. O motorista da Van trafegava pela rua Demócrito Moreira quando 03 ciclistas saíram, pedalando, de uma pequena estrada e entraram na mesma rua que o veículo estava, em alta velocidade.  

O motorista conseguiu desviar dos 02 primeiros ciclistas, mas foi atingido na lateral da Van por Wagner. O acidente aconteceu por volta das 14 horas e 30 minutos, no Bairro de Fátima. O Corpo de bombeiros foi acionado, mas a equipe já encontrou o adolescente de 15 anos sem vida. 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Messi leva o prêmio de melhor jogador do mundo pela quinta vez.




O homem com mais Bolas de Ouro no planeta ampliou a coleção hoje, na sede da Fifa, em Zurique, deixando bem para trás nomes do quilate de Zidane, Platini, Ronaldo Fenômeno, Van Basten e Cruyff. Como era esperado, o favorito Messi superou Neymar e Cristiano Ronaldo, levando o troféu de melhor jogador do mundo de 2015, o quinto na carreira. O craque recebeu o prêmio das mãos do meia Kaká, número 01 em 2007 e último brasileiro coroado pela entidade máxima do futebol. 


Vencedor em 2009, 2010, 2011 e 2012, Messi recuperou o trono após ver o arquirrival Cristiano Ronaldo ficar com as Bolas de Ouro nos dois últimos anos (2013 e 2014). No ano passado, no entanto, o gajo não conseguiu levar o Real Madrid a nenhum título, ao passo que, ao lado de Neymar, o camisa 10 foi decisivo para o Barcelona a abocanhar o Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões da Europa, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes.

Individualmente, Messi anotou menos gols do que o português (52 a 57), entretanto, ficou fora dos gramados por dois meses devido a uma contusão no joelho esquerdo. Já Neymar balançou redes 45 vezes. Curiosamente, os três dividiram a artilharia da última Liga dos Campeões da Europa. Com Messi de volta ao topo, o futebol espanhol aumenta para 13 Bolas de Ouro nas 15 edições deste século, um domínio absoluto e inquestionável.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...