sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Contra Real, Serra quer se manter firme na busca pelo título da Copa ES

Com três jogos e três vitórias, o Serra continua invicto na Copa Espírito Santo 2019 e se prepara para o quarto confronto, que será diante do Real Noroeste, neste sábado (31), no Estádio José Olímpio da Rocha, às 15h, em Águia Branca.
Após vencer o Linhares no Robertão por 1 a 0, o tricolor se mantém entre os líderes, com nove pontos; mas agora está na segunda colocação. É o que próximo adversário, o Real, além de ter mesma pontuação, fica na frente no saldo de gols. A equipe do interior tem cinco e o Cobra Coral, quatro.
Ou seja, promessa de uma grande partida para o fim de semana, quando será decidido quem tomará a liderança isolada da competição ou se ambos continuarão dividindo o topo da tabela.
Neste final de semana, também terá o derby Desportiva x Rio Branco, no Engenheiro Araripe; Sport x Tupy em Colatina; Pinheiros x Vilavelhense, na cidade que leva nome do time mandante. Todos esses jogos acontecem no sábado (31), às 15h. A rodada será aberta na noite desta sexta-feira (30), com o duelo alvianil Vitória x Linhares, no Salvador Costa, às 19h.

Aracruz se mantém na categoria B do Mapa do Turismo Brasileiro

Município integrante da Região Turística Verde e das Águas, Aracruz se manteve na categoria B do Mapa do Turismo Brasileiro. A relação é atualizada a cada dois anos e o novo mapeamento – divulgado na segunda-feira 26, no Diário Oficial da União, com 2.694 cidades de 333 regiões turísticas validadas pelo Ministério do Turismo – vai vigorar até 2021.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.


Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo.

População de Aracruz ultrapassa 100 mil habitantes

A população de Aracruz ultrapassou a marca de 100 mil habitantes, de acordo com dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados na quarta-feira 28 pelo Diário Oficial da União. A estimativa considera o total de habitantes no município em 1º de julho de 2019.

O novo total (de 101.220 habitantes) representa uma alta de 1,9% em relação às informações obtidas pelo IBGE no ano passado, quando a estimativa era de que Aracruz abrigava 99.305 mil pessoas. O município segue sendo o 10° mais populoso do Estado.

Entre os outros municípios da região Polinorte, Fundão, com 21.509 habitantes, é o 38° mais populoso do Estado. João Neiva fica em 44° lugar, com 16.668 habitantes, e Ibiraçu em 56°, com 12.479 habitantes. 

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Morte de estudante da Serra por meningite causa temor em escola


Uma aluna da rede municipal de educação da Serra morreu de meningite bacteriana na manhã de ontem. A estudante cursava o ensino fundamental na Escola Governador Carlos Lindemberg, que fica em Barro Branco. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a doença que matou a adolescente não é contagiosa.
Boatos espalhados pela escola e também nas redes sociais, que diziam que a doença seria contagiosa, causaram grande preocupação nos pais de alunos e, com isso, muitos estudantes acabaram não indo para as aulas desta quinta. Apesar da preocupação dos pais, a Sesa garante que não há nenhum risco de contaminação no local.
Segundo a pasta, a direção da unidade escolar já realizou uma reunião com as famílias e esclareceu todas as dúvidas e desmentiu os boatos. A estudante veio a óbito por conta de uma meningite bacteriana causada por um estreptococo não comum que, neste caso, se manifestou agressivamente. A Secretaria de Saúde, explicou que a doença é infecciosa e não é transmissível, sendo assim, não teria como nenhum outro aluno da escola ser contaminado.

Comunidade aracruzense atua na fiscalização da Limpeza Pública


A população aracruzense vem trabalhando junto com a Prefeitura na fiscalização de Limpeza Pública do município. Desde o início dos trabalhos, em fevereiro, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), os resultados obtidos são muito positivos. Através dos canais disponibilizados pela prefeitura e o trabalho dos fiscais, a cidade tem se tornado um local mais limpo e agradável.
Foram recebidas 100 ouvidorias e 126 ocorrências, o que mostra a participação da população na fiscalização desses lugares. Foram 190 notificações feitas pelos fiscais de postura, com apenas 7 auto de infração (multas) aplicadas, com um número de 65% das notificações sendo atendidas pelos proprietários de terrenos com alguma irregularidade.
Em ambos os casos os fiscais fazem a vistoria desses terrenos, e após verificarem alguma irregularidade, como terrenos sem o devido cercamento, com a presença de lixos, mato alto e calçadas com entulhos, é feita uma busca no sistema para a identificação do proprietário, que é notificado. Após essa notificação, a pessoa responsável terá um tempo para cumprir com as exigências.

População do ES é estimada em 4 milhões de habitantes em 2019


A população do Espírito Santo foi estimada em 4.018.650 habitantes, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As estimativas da população para estados e municípios, com data de referência em 1º de julho, foram publicadas no "Diário Oficial da União".
Na comparação com 2001, quando havia pouco mais de 3,1 milhões de habitantes, a população capixaba cresceu quase 30%.,

No Espírito: Santo, 49,25% da população está na Grande Vitória:
·         Serra: 517.510 habitantes;
·         Vila Velha: 493.838 habitantes;
·         Cariacica: 381.285 habitantes;
·         Vitória: 362.097 habitantes;
·         Guarapari: 124.854 habitantes;
·         Viana: 78.239 habitantes;
·         Fundão: 21.509 habitantes.

Dos 78 municípios capixabas, apenas 10 possuem população maior que 100 mil habitantes. Enquanto outros 11 cidades não têm nem 10 mil pessoas.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Cerco Eletrônico ajuda identificar carro clonado em Aracruz

Na última semana o Cerco Eletrônico de Aracruz ajudou a identificar um caso de carro clonado no município. As câmeras, instaladas em pontos estratégicos, constataram que um veículo com placa semelhante a outro automóvel apreendido pela Polícia Militar, estava circulando pelas ruas da cidade.
A Polícia Militar, a partir das informações cedidas pelo Cerco Eletrônico, esquematizou a abordagem ao veículo suspeito.
Foi feita uma vistoria no veículo que estava apreendido, o que levou a polícia descobrir que além da placa, outras partes do carro também foram replicadas, como os vidros e o chassi, e apenas o motor manteve-se original, sendo possível identificar que o carro foi roubado em 2013. Também segundo a polícia, o veículo clonado foi apreendido em julho de 2019, no município de Serra, após os suspeitos fugirem e atirarem contra a viatura policial. Na época, um suspeito conseguiu fugir e duas pessoas foram presas com armas. A apreensão desse veículo foi feita por meio de uma ação conjunta entre PM’s do 5º batalhão, com apoio do 6º batalhão de Nova Almeida.
Nas redes sociais, o dono do veículo que foi clonado, no qual, de acordo com a polícia, sofria com multas de trânsito, agradeceu o trabalho do Cerco Eletrônico e das polícias Militar e Civil.

'Minha Casa, Minha Vida' corre risco de ter obras paralisadas por falta de repasse no ES


Cerca de 3.734 famílias estão esperando há anos por imóveis do projeto "Minha Casa, Minha Vida" no Espírito Santo. Há 70 dias o Governo Federal não repassa o dinheiro às empresas que estão construindo os apartamentos, e as construtoras podem paralisar as obras por falta de condições de continuar a construção.
A dívida do governo com as construtoras chega a R$ 8 milhões. De acordo com Paulo Baraona, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), este é um valor extremamente alto para as empresas suportarem tendo em vista que, segundo ele, os custos praticamente são pagos a vista pelas construtoras.

No Espírito Santo, sete empreendimentos voltados para famílias que ganham menos de R$ 1,8 mil por mês são construídos.

·         São Mateus: 434 apartamentos;
·         Sooretama: 431 apartamentos;
·         Linhares: 917 apartamentos;
·         Aracruz: 537 apartamentos;
     Cariacica: 976 apartamentos (dois empreendimentos: um em Padre Gabriel e outro em Antônio Ferreira);
·         Vila Velha: 448 apartamentos.

PF e PRF fazem operação no trem Vitória-Minas para combater tráfico de drogas e armas


A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com a Polícia Federal do Espírito Santo, deflagraram mais uma etapa da Operação Quatro Eixos, que visa combater o tráfico de armas e drogas por vias marítimas, aéreas e terrestres, por meio de ações preventivas.
Ontem, uma ação de fiscalização foi realizada no trem de passageiros Vitória-Minas, no trecho que compreende a estação Pedro Nolasco, em Cariacica, até o município de Baixo Guandu. 
Na ação, cerca de 450 bagagens de passageiros foram fiscalizadas, com emprego de cães farejadores e nenhuma ocorrência foi encontrada. A ação foi realizada em onze vagões do trem, entrevistando passageiros que estavam no interior do trem, além dos que embarcavam e desembarcavam.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Mutirão de Conciliação de Processos de Família de Aracruz alcançou 81,13% de acordos

O Mutirão de Conciliação de Processos de Família de Aracruz alcançou 81,13% de acordos nos processos analisados na última semana, pela 2ª Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões da Comarca, que realiza pelo menos três ações de resolução consensual de conflitos por ano.

De 20 a 22 de agosto, foram realizadas 106 audiências de processos de família, relativos a guarda, regulamentação de visitas, investigação de paternidade, divórcio e alimentos, resultando em 86 acordos, o que representa um aproveitamento de 81,13%.

Os processos em que foram celebrados e homologados os acordos são arquivados imediatamente. Já os processos em que as partes não chegaram a um consenso continuam tramitando normalmente.

O próximo mutirão da 2ª Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões da Comarca de Aracruz está marcado para acontecer de 29 a 31 de outubro deste ano.

Ibiraçu faz parte do Mapa do Turismo no Brasil

Foi divulgado pelo Ministério do Turismo, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, em especial o Mapa do Espírito Santo.
Em 2017 o mapa turístico do estado, possuía 62 municípios integrantes, com as novas exigências do Ministério do Turismo, o número em 2019 sofreu uma baixa, somente 54 municípios dentre eles Ibiraçu, atenderam os pré-requisitos.
Neste ano, os municípios contaram com novos critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo, entre elas a criação e participação no Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
Além da necessidade do município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.
O Mapa categoriza os municípios turísticos em níveis que vão de “A” a “E”. Ibiraçu foi classificado como categoria “D”, essa classificação é uma forma de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Ele é o “termômetro” utilizado para a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando as características da região, demanda e vocação turística.

Bandido tenta assaltar policial e acaba morto em Serra Sede

Um assalto acabou em morte na manhã de hoje, em Serra Sede. Um policial da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi abordado por um criminoso quando estava chegando em sua residência e atirou no bandido que acabou morrendo no local.
Ao chegar próximo de sua casa, a esposa do policial saiu do veículo onde a família estava e foi abrir o portão. Nesse momento, o bandido os rendeu e chegou a apontar a arma na direção do filho do casal. Ao presenciar a situação, o policial disparou contra o criminoso, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Após o ocorrido, viaturas da Polícia Civil e Militar foram acionadas. Além disso, uma equipe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi até o local.

Guaraná e São Paulo fazem a grande final do Campeonato Aracruzense de Futebol Amador da Série B


Os times do Guaraná e São Paulo subiram para a série A do Campeonato Aracruzense de Futebol Amador neste último domingo, ao se classificarem para a grande final da Série B, a ser disputada no próximo domingo, às 10h, no Campo do Geraldão, Bairro de Fátima.

Em Guaraná os anfitriões derrotaram o time da Barra do Sahy por 3x0. 

Já na outra partida, que ocorria simultaneamente em Santa Cruz, a equipe do São Paulo chegou à finalíssima após empatar em 1x1 contra o time do Bahuer. 

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

No Guaxindiba: moradores e Prefeitura de Aracruz transformam pontos viciados de lixo em jardins comunitários

Quatro locais repletos de lixos e entulhos, no Guaxindiba, deram lugar a novos jardins comunitários. A iniciativa foi dos próprios moradores do bairro que revitalizaram esses locais.
A ação, que aconteceu no último sábado, retirou todo lixo depositado no local, além de colocar pneus, mudas e terra para a revitalização dos pontos. Os locais também ganharam novas lixeiras e a ideia é que, por ali, nenhum tipo de resíduo seja descartado novamente.

Polícia Militar apreende grande quantidade de drogas em Aracruz

No último sábado, policiais militares do 5º Batalhão apreenderam grande quantidade de cocaína e maconha no município de Aracruz. No total, um homem foi detido e um adolescente foi apreendido.

Durante patrulhamento no Bairro Nova Conquista, os militares da Força Tática avistaram um veículo parado nas proximidades de uma área de mata. Ao questionar moradores da localidade acerca do proprietário do veículo, os moradores informaram que um rapaz desconhecido teria estacionado há poucos minutos e saído a pé. Momentos depois, os militares visualizaram 02 cidadãos se aproximando e destravando o carro. Foi dado voz de abordagem, no entanto, os indivíduos não obedeceram a ordem de parada e evadiram-se pelas ruas do bairro. Ato contínuo, foi realizado acompanhamento, logrando êxito na localização de D.A.F.S., 23 anos e do menor D.J.P., 17 anos. Em poder de D.J.P., foi encontrada a quantia de R$ 1700,00 em espécie. No interior do veículo foram localizados 1219 pinos de cocaína e 315 papelotes da mesma substância, além de 02 tabletes de maconha, pesando aproximadamente 975 gramas. Diante dos fatos, os envolvidos e o material apreendido foram encaminhados a 13ª Delegacia Regional de Aracruz para o registro da ocorrência.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...