Foi divulgado pelo Ministério do Turismo, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, em especial o Mapa do Espírito Santo.
Em 2017 o mapa turístico do estado, possuía 62 municípios integrantes, com as novas exigências do Ministério do Turismo, o número em 2019 sofreu uma baixa, somente 54 municípios dentre eles Ibiraçu, atenderam os pré-requisitos.
Neste ano, os municípios contaram com novos critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo, entre elas a criação e participação no Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
Além da necessidade do município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.
O Mapa categoriza os municípios turísticos em níveis que vão de “A” a “E”. Ibiraçu foi classificado como categoria “D”, essa classificação é uma forma de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Ele é o “termômetro” utilizado para a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando as características da região, demanda e vocação turística.