sábado, 19 de março de 2016

Avião cai na Rússia durante pouso e mata 62 pessoas.




Um Boeing 738 da companhia aérea FlyDubai, com 62 passageiros a bordo, caiu hoje na Rússia ao tentar aterrissar no aeroporto de Rostov-on-Don, no sul do país. As 62 pessoas a bordo morreram. Havia 55 passageiros e 07 membros da tripulação a bordo.  

Todos os passageiros tinham nacionalidade russa, incluindo 04 crianças. A tripulação era formada por 06 estrangeiros e 01 russo. Segundo a companhia, o avião saiu do aeroporto internacional do Dubai ontem às 15 horas e 20 minutos (hora de Brasília).  

Uma segunda tentativa para pousar no aeroporto de Rostov-on-Don em condições de má visibilidade. Chovia bastante em Rostov-on-Don e o Ministério para as Situações de Emergência russo tinha lançado um alerta de ventos fortes. Uma investigação criminal sobre o acidente foi aberta para investigar se houve violação das normas de segurança ou negligência.

Eduardo Jorge terá encontro com juventude capixaba hoje.




O médico e candidato à presidência da República pelo Partido Verde em 2014, Eduardo Jorge, chegou ao Espírito Santo para participar de 02 eventos promovidos pela Fundação Verde Herbert Daniel. 

O primeiro, aconteceu ontem no auditório da sede do Partido Verde em Vitória, é uma conversa voltada à sustentabilidade. De acordo com a presidente do Partido Verde no Estado, Cidinéia Maria Fontana, o principal objetivo da reunião é abrir o mês das águas.  

Já hoje, Eduardo Jorge tem um encontro marcado com a juventude do Espírito Santo no Parque Pedra da Cebola, em Vitória. Segundo informações da presidente local do partido, a conversa, que terá início às 15 horas, será bem no estilo talk show.

Gilmar Mendes suspende posse de Lula e mantém processo com Sérgio Moro.





O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu ontem, a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil e decidiu que o processo do petista deve ficar com o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância. 
O ministro do Supremo Tribunal Federal se manifestou a favor do pedido do mandado de segurança de dois partidos da oposição, PSDB e PPS, que alegavam que Lula havia tomado posse para ganhar foro privilegiado e ser julgado pelo Supremo. 
Antes de proferir a decisão, Gilmar Mendes já tinha declarado que não havia dúvidas de que a nomeação do ex-presidente para um cargo no Executivo tinha esse objetivo.  O governo ainda pode recorrer da decisão e levar o caso para a análise do plenário da Corte.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Tribunal Regional Federal derruba 2ª liminar que suspendia posse de Lula.




O Tribunal Regional Federal da 2ª região derrubou hoje, a segunda liminar que impedia a posse do ex-presidente Lula na Casa Civil. Para o vice-presidente do tribunal, Reis Friede, essa decisão não cabe a um juiz de primeira instância "uma vez que este impugna ato privativo de Presidente da República, o qual deve ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal".
Para Reis Friede, a decisão tomada pela juíza Regina Coeli, da 6ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro, poderia trazer prejuízo para a ordem pública e até para a economia do País, "tendo em vista o risco de agravamento da crise político-social que a nação atravessa".

Na quinta, o Tribunal Regional Federal da 1ª região já havia derrubado uma liminar que tinha o mesmo objetivo. Segundo a Advocacia-Geral da União, já são mais de 50 ações na primeira instância que questionam a permanência de Lula no ministério. Diante do grande número de processos, a Advocacia-Geral da União pediu para que o Supremo suspendesse essas ações que tramitam na primeira instância até que a Corte desse a palavra final sobre o caso. Relator do caso, o ministro Teori Zavascki ainda não se pronunciou.

Cinco pessoas são presas durante operação em Pedro Canário.




Uma operação policial realizada pela equipe da Delegacia de Pedro Canário resultou na prisão de 05 pessoas. Entre os detidos estão suspeitos de cometerem crimes previstos na Lei Maria da Penha, além de tentativas de homicídio e roubo. Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos no bairro Camata e no Centro do município.  

De acordo com o titular da Delegacia de Polícia de Pedro Canário, Daniel Fortes, na última quarta-feira os policiais prenderam um homem de 51 anos, após comparecer à Delegacia para prestar depoimento. Já na última terça-feira foram detidos 04 jovens.  

Segundo o delegado Daniel Fortes, 01 deles foi intimado e preso na Delegacia. Os dois suspeitos já possuíam mandados de prisão preventiva referentes à Lei Maria da Penha em aberto. Um dos jovens também é suspeito de ter participado de um roubo a uma mercearia, ocorrido em novembro do ano passado, no Centro de Pedro Canário.

Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo decide apoiar o processo de impeachment da presidente Dilma.




A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Espírito Santo, decidiu apoiar o andamento do processo de impeachment da presidente Dilma. A informação é do conselheiro federal da OAB, Dalton Morais.  

Depois de debates e análise profunda da situação que vem ocorrendo, a Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo é favorável ao encaminhamento do processo de impeachment, à apuração rigorosa dos fatos, mas sempre observando o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório, porque os fins não podem sobrepujar os meios e, consequentemente, a constituição exige que se observe esses direitos e garantias fundamentais ao longo do procedimento e do processo.  

Diante dos fatos graves que estão sendo apontados, a Ordem dos Advogados do Brasil no Estado se posiciona pela necessidade da rigorosa apuração dos mesmos. Sobre a possíveis crimes de responsabilidade da presidente da República, o juiz natural é o Congresso Nacional, e o procedimento adequado é o processo de impeachment que teve início na Câmara dos Deputados.

Espírito Santo tem quase 03 mil notificações de contaminação pelo vírus da zika.




A Secretaria de Estado da Saúde informou que 02 mil e 866 casos de infecção pelo vírus da zika foram notificados até agora, no ano de 2016. Também foram notificados 27 mil e 30 casos de dengue no mesmo período. 

Dos 02 mil e 866 casos de contaminação pelo vírus da zika, 63 já foram confirmados nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Nova Venécia, Presidente Kennedy, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vila Velha e Vitória. Outros 782 estão em análise e 290 tiveram resultado negativo. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, de 22 de novembro até 12 de março, 96 suspeitas de microcefalia em bebês nascidos vivos, natimortos ou em gestação foram notificados. 

Destes, 84 permanecem em investigação, 09 foram descartados e 03 foram confirmados para microcefalia. Todos os casos estão sendo investigados. A microcefalia pode ser causada por diversos agentes infecciosos além do vírus da zika, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Deputados capixabas Lelo Coimbra, Evair de Melo e Paulo Foletto integram a comissão especial de impeachment aprovada na Câmara.




O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 433 votos a 1, a lista com as indicações dos líderes partidários para a composição da comissão especial do pedido de impeachment da presidente Dilma. O pedido de impeachment por suposto crime de responsabilidade foi apresentado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal.


Esse pedido foi aceito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, em dezembro de 2015. No pedido, os autores argumentam que Dilma ofendeu a lei orçamentária, nos anos de 2014 e 2015, ao ter autorizado a abertura de créditos orçamentários, ampliando os gastos públicos, incompatíveis com a obtenção da meta de resultado primário prevista nas leis de diretrizes orçamentárias dos 02 anos.


Detalhes do rito do processo de impeachment foram definidos pelo Supremo Tribunal Federal ainda em dezembro de 2015, mas devido a embargos de declaração apresentados pela Mesa Diretora da Câmara, somente ontem os ministros do Supremo julgaram esses recursos e ratificaram todos os termos da tramitação. Entre eles o da votação aberta para a escolha da lista e a decisão do Senado se inicia ou não o julgamento caso o processo seja autorizado pela Câmara por 02 terços de seus membros. 

Juiz federal do Distrito Federal suspende posse de Lula na Casa Civil.




O juiz da 4ª vara da Justiça Federal, Itagiba Neto, suspendeu nesta quinta-feira, a nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil. A decisão, tomada em caráter liminar, foi protocolada às 11 horas e 18 minutos, no momento em que acontecia a cerimônia de posse no Palácio do Planalto. 

Na decisão, o juiz afirma que a presidente Dilma teria de ser notificada "para imediato cumprimento" da suspensão e que se a posse já tivesse ocorrido, deveria ser suspensa até o julgamento final da ação. O juiz argumenta que a nomeação de Lula por Dilma "implica na intervenção direta" do Executivo nas atividades do Poder Judiciário e alega que isso configura crime de responsabilidade.

Ele pede que os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro, e do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, têm, agora, que tomar "as providências inerentes aos respectivos cargos". Pela Constituição, crime de responsabilidade pode levar ao impeachment de um presidente. A Advocacia-Geral da União afirmou que vai recorrer ainda hoje da decisão.

Pai de santo que virou evangélico é suspeito de abusar de irmãs no Espírito Santo.




Um homem de 39 anos foi preso ontem por abusar de duas irmãs, de 09 e 14 anos, enquanto era pai de santo em um terreiro de candomblé em Maruípe, Vitória. Conhecido como Baiano, Elizando Cláudio do Carmo foi detido em casa, em Jacaraípe, na Serra, mas negou o crime. Ele disse que abandonou o candomblé para frequentar uma igreja evangélica.  

O delegado Lorenzo Pasolini, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, relatou que o suspeito apresentou o terreiro que frequentava para a mulher e as filhas dela. O caso aconteceu no segundo semestre de 2015, e chegou ao conhecimento da polícia em dezembro.  

Os abusos ocorriam na casa do suspeito, onde também aconteciam rituais religiosos de candomblé. Depois de algumas semanas sofrendo abusos, as irmãs resolveram contar à mãe. A mãe denunciou o caso à polícia e Elizando vai ficar preso, inicialmente, por 30 dias, mas o delegado vai pedir a prisão temporária dele para que aguarde o julgamento na cadeia. As meninas estão passando por um acompanhamento psicológico.

Eduardo Cunha inicia hoje tramitação do pedido de impeachment contra a presidente Dilma.




Após o Supremo Tribunal Federal manter ontem as regras fixadas em dezembro para a tramitação do processo de impeachment no Congresso, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha confirmou que dará início hoje à tramitação do pedido contra a presidente Dilma. Eduardo Cunha e a oposição trabalham para que o processo seja votado no plenário em até 30 dias.  

As indicações partidárias para a comissão especial do impeachment serão aceitas até o meio-dia de hoje e, logo em seguida, Eduardo Cunha fará a eleição em plenário. A intenção é que a comissão já seja instalada também hoje ou amanhã, como forma de dar celeridade ao processo. Ontem, o Supremo manteve, por 09 votos a 02, o entendimento tomado há 03 meses sobre o rito do processo de impeachment.  

A maioria dos ministros considerou que o tipo de recurso proposto, o embargo de declaração, não têm poderes para modificar decisão do tribunal. O Supremo Tribunal Federal também reafirmou que o Senado tem poderes para arquivar o processo assim que recebê-lo.

Acidente entre carro e carreta deixa um morto e dois feridos em Barra de São Francisco.




Um homem morreu em um grave acidente envolvendo um veículo de passeio e uma carreta, em Barra de São Francisco, ontem, na região Noroeste do Espírito Santo. Segundo informações da polícia, a princípio, o condutor da carreta fugiu, mas, depois se apresentou na delegacia, foi ouvido, e liberado.  
Ainda de acordo com a polícia, o condutor da carreta seguia para Ecoporanga quando invadiu a contramão e atingiu o veículo de passeio. No carro havia 03 pessoas. Todos foram levados para o Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, mas o motorista, identificado como Francisco Sebastião Goulart, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.  
Já o condutor da carreta foi liberado, pois o delegado entendeu que o homem não teve culpa no acidente.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Capixaba é preso com 10 quilos de drogas em aeroporto de Salvador.




Um capixaba de 25 anos foi preso com mais de 10 quilos de drogas no aeroporto de Salvador. As drogas estavam escondidas em um fundo falso da mala.
De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal e Polícia Federal, o jovem, que é natural de Vila Velha, voltava de Lisboa, em Portugal, e seguia para Vitória. 

As imagens do raio-x mostraram os tabletes de haxixe na bagagem do capixaba.  O material foi apreendido pela Polícia Federal, que vai investigar o caso. O jovem vai responder por tráfico internacional de drogas.

Consulado de Portugal vai emitir passaporte durante 02 dias no Espírito Santo.




O Consulado Geral de Portugal vai coletar dados biométricos para emissão de documentos, inclusive passaporte, amanhã e na próxima sexta-feira, no Clube Álvares Cabral, em Vitória, das 08 às 17 horas. O projeto vai atender cidadãos portugueses e brasileiros sem a necessidade de deslocamento ao Rio de Janeiro, como de costume.

Foi definida uma equipe técnica com equipamento portátil de última geração. O Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno de Mello Bello, vai visitar Vitória e participar de um evento na Federação da Indústria do Espírito Santo.


Nuno de Mello Bello vai divulgar aos empresários capixabas as oportunidades de investimento em Portugal e trocar experiência das empresas brasileiras e portuguesas estabelecidas nos 02 países.

Receita Federal descobre fraude na importação de produtos, em Vila Velha.




A Receita Federal investigou um esquema de fraude na importação de produtos estrangeiros, em Vila Velha, na Grande Vitória, durante a 'Operação Miami', realizada ontem. Segundo a investigação, 05 empresas usavam pessoas comuns para comprar produtos nos Estados Unidos e vender no Brasil sem pagar impostos. 

O prejuízo aos cofres públicos por causa do não recolhimento dos tributos pode chegar a 50 milhões de reais. Apenas no campo da telefonia, há a suspeita de que o grupo comercializou um número superior a 20 mil smartphones.  

Se confirmada a irregularidade da importação, a receita vai informar ao Ministério Público Federal e os envolvidos podem responder criminalmente. A operação verifica crimes de descaminho e contra a ordem tributária praticados por pessoas físicas e jurídicas em Vila Velha e pode acontecer em outras cidades do estado. 

terça-feira, 15 de março de 2016

Homem morre após ser atropelado 2 vezes na Rodovia do Sol, no Espírito Santo.




Um morador de rua, de 30 anos, morreu após ser atropelado duas vezes na Rodovia do Sol, na altura do bairro 23 de maio, em Vila Velha, na noite de ontem. Segundo moradores, acidentes são comuns no local, que não possui passarela ou semáforo.  


De acordo com testemunhas o morador de rua estava atravessando a pista no sentido Vitória, às 19 horas e 30 minutos. Ele já estava próximo ao canteiro central quando foi atropelado por um carro que passou em alta velocidade. O motorista fugiu sem prestar socorro. 


O corpo da vítima foi arremessado para o alto e bateu em outro veículo, que seguia logo atrás. O motorista não conseguiu frear e a vítima foi atropelada pela segunda vez. O morador de rua não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.

Grave acidente entre dois ônibus deixa feridos em Cariacica.




Um acidente entre 02 ônibus do sistema Transcol deixou várias pessoas feridas na manhã desta terça-feira, na Rodovia José Sete, próximo ao terminal de Itacibá, no município de Cariacica.  

De acordo com informações de testemunhas, o acidente aconteceu por volta das 06 horas quando 01 dos motoristas que seguia no sentido Alto Lage, ultrapassou o sinal vermelho e bateu em outro coletivo. Um dos ônibus ficou completamente destruído com o impacto da batida.  

Foi preciso 03 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para socorrer às vítimas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros também esteve no local. O trânsito teve que ser desviado, já que 01 dos coletivos ficou no meio da pista. 

Carro da Polícia Militar é incendiado em Cachoeiro de Itapemirim.




Um carro da Polícia Militar foi incendiado em Itaoca da Pedra, interior de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, ontem, por volta das 12 horas e 30 minutos.  

O carro estava estacionando enquanto os policiais almoçavam em um restaurante. Dois homens passaram em uma motocicleta e jogaram uma garrafa em chamas em cima do veículo. O motor do carro ficou incendiado.  

Os policiais militares e outras pessoas que estavam no restaurante conseguiram, rapidamente, apagar o fogo. Os suspeitos não foram identificados e, até o final da noite de ontem, não foram localizados. O caso está sob responsabilidade da Polícia Civil de Cachoeiro de Itapemirim.


segunda-feira, 14 de março de 2016

Sérgio Moro vai decidir sobre prisão contra Lula.




A juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal Central, encaminhou para a 13ª Vara Federal de Curitiba a denúncia e o pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, proposto pelo Ministério Público de São Paulo.

                                                      

A juíza abriu mão do direito de decisão neste processo por entender que, "como é público e notório, tramita perante aquela Vara os processos da chamada 'Operação Lava-Jato'", que investiga crimes envolvendo empreiteiras acusadas de pagar propina em contratos da Petrobras.


A juíza decidiu também tirar o sigilo do processo contra Lula. "O pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de 'lavagem de dinheiro', é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná e pelo Ministério Público Federal, pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação", escreveu a juíza na decisão divulgada nesta segunda-feira.

Jovem morre em acidente de moto no município de Rio Bananal.




Uma jovem de 19 anos morreu em um acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira, no bairro São Sebastião, em Rio Bananal, Norte do Estado. Segundo as informações iniciais da Polícia Militar, Micheli Pereira Silva conduzia uma moto Honda Biz.  

Ao fazer uma conversão à direita, ela bateu no meio-fio, perdeu o controle da moto e caiu debaixo de um caminhão, que seguia no mesmo sentido. O acidente ocorreu por volta de 08 horas e 30 minutos, na Avenida 14 de Setembro. O caminhão acabou passando em cima da motociclista. A vítima morreu no local.  

A Polícia Militar informou que o caminhão faz transporte de animais e estava carregado com gado. O motorista foi encaminhado para a 16ª Delegacia Regional de Linhares para ser submetido ao teste do bafômetro e prestar esclarecimentos.



Policial flagra roubo a posto, atira e mata suspeito no Espírito Santo.




Um soldado da Polícia Militar de 23 anos flagrou um assalto em um posto de combustíveis e matou o suspeito do crime, ontem, no bairro Vila Palestina, em Cariacica. Segundo a polícia, o soldado, que é lotado na 2ª Companhia do 7º Batalhão, chegava para abastecer o carro, quando viu o suspeito, de 22 anos, rendendo um frentista. 

Ao ver o homem com a mão na cintura e exigindo que o frentista entregasse o dinheiro do caixa, ele se aproximou, se identificou e deu voz de prisão, mas o suspeito reagiu, usando uma garrafa pet para simular estar armado.  

O policial atirou no homem, que foi atingido por 02 disparos no peito e morreu na hora. A Polícia Militar foi acionada, e o soldado foi encaminhado para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, onde prestou depoimento e foi liberado.

Protesto deixa trânsito complicado na Rodovia do Contorno, em Cariacica.




Um protesto de moradores interditou a Rodovia do Contorno na manhã desta segunda-feira, no bairro Nova Brasília, em Cariacica. A manifestação começou por volta das 06 horas. 

Os moradores pediram melhorias em postos de saúde no bairro, melhorias nas escolas e a construção de uma passarela no bairro Mucuri. Eles atearam fogo em pneus e galhos para bloquear as vias e impediram a passagem dos motoristas, que precisaram ter paciência, já que o trânsito ficou completamente parado.  

Agentes da Polícia Rodoviária Federal estiveram no local. Uma equipe da Eco101 e outra do Corpo de Bombeiros, estiveram no local e liberaram as vias. A prefeitura de Cariacica ainda não se manifestou sobre as reivindicações. 

 

Protesto contra o Governo Dilma reúne 120 mil manifestantes em Vitória.




De acordo com a Polícia Militar, o protesto contra o governo da presidente Dilma reuniu cerca de 120 mil pessoas na Capital Capixaba, ontem. Mas segundo a organização do evento "Fora Dilma", foram cerca de 200 mil capixabas. A manifestação, pelos 02 cálculos, foi ainda maior que o ato que aconteceu em 2013, que reuniu cerca de 100 mil pessoas em Vitória.  

Os manifestantes levaram faixas, cartazes, bandeiras, carros de som e até um boneco do ex-presidente Lula, conhecido como “pixuleco”, para a Praça do Papa, na Enseada do Suá. O evento estava marcado para às 16 horas, mas no início da tarde o acesso de veículos a Terceira Ponte já estava bloqueado pela Polícia.  

Ainda segundo os organizadores do evento, cerca de 50 mil pessoas saíram de Vila Velha e seguiram pela Terceira Ponte até se encontrarem com o grupo que estava na Praça do Papa. De acordo com a polícia, a manifestação foi pacífica e seguiu sem registros de confusão. A informação foi confirmada pela Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal da Capital. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...