sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Governo do Espírito Santo anuncia quarta ponte.

Os municípios de Vitória e Cariacica vão ganhar uma nova ligação em 2018. É o que garante o governo do estado, que apresentou o projeto da Quarta Ponte, nesta quinta-feira (26). Em entrevista coletiva no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande mostrou o projeto da nova ponte com a expectativa de desafogar o intenso trânsito na região da Grande Vitória. A ponte vai contar com faixas exclusivas para ônibus e ciclovias. A estimativa do governo é de que as obras comecem no segundo semestre de 2014 com duração de quatro anos e que a ponte custe cerca de R$ 500 a R$ 700 milhões.
A Quarta Ponte terá 36 metros de largura, duas faixas em cada um dos sentidos e ainda outras duas faixas centrais já elaboradas para a circulação dos coletivos do sistema BRT, o corredor exclusivo para ônibus. Dependendo das condições de trânsito, haverá como transformar essas duas pistas, exclusivas para ônibus, para o tráfego de veículos nos horários de pico. Haverá também ciclovias e calçadas. A estrutura dela será estaiada.
O projeto da ponte é apenas parte do grande eixo viário que começará na BR-101, no Contorno de Cariacica e se estenderá até a região de Santo Antônio, em Vitória, desembocando na Rodovia Serafim Derenzi. O trajeto total deste eixo é de 7,9 quilômetros de extensão. A ponte em si, terá algo próximo de 300 metros de extensão, e criará novas rotas de acesso ao Centro da capital, segundo o governo. Audiências públicas vão determinar como o processo licitatório será feito.
"Há 30 anos já se comentava sobre essa Quarta Ponte, mas não existia nada de concreto. Hoje estamos apresentando o projeto executivo à população. O que era um sonho, passou a ser realidade. Em dezembro concluiremos o projeto executivo para partirmos para a licitação da obra", salientou Casagrande.
Inicialmente o estado planeja gastar algo próximo de R$ 600 milhões com o eixo, mas os valores em definitivo apenas serão definidos com a conclusão do projeto executivo, o que ocorrerá em dezembro de 2013. O governo trabalha com uma variação final entre R$ 500 a R$ 700 milhões, com recursos próprios.
"É importante ressaltar que os recursos necessários para a execução das obras já estão garantidos, mas trabalhamos com a expectativa de conseguir verbas federais para baratear a obra e aliviar o caixa estadual", salientou o governador Renato Casagrande.
De acordo com o projeto apresentado pelo governo, a nova ponte terá uma capacidade máxima de até 7,2 mil veículos por hora no horários de pico da manhã, que vai das 7h até às 9h. Para se ter uma ideia das dimensões do projeto, a Segunda Ponte comporta 2,8 mil e a Cinco Pontes apenas 1,3 mil veículos no mesmo período..
"Ela será importante demais para o tráfego na Grande Vitória. Com essa quarta ponte, não haverá a necessidade de se passar pelo Centro, para se chegar a região Norte de Vitória. É um ganho de tempo e um desafogo para os motoristas, salientou o secretário de Transportes, Fabio Damasceno.

Paralelamente ao projeto do novo eixo, o governo já desenvolve a ampliação da Rodovia Serafim Derenzi. Para evitar gargalos é necessário intervenções na via, como ressaltou Damasceno.

"A Serafim Derenzi será duplicada, contudo não está englobada nesse projeto. É de vital importância que se façam alterações nela, para que assim comporte o fluxo que ela receberá quando o eixo e a ponte estiverem prontos. O projeto executivo já está em execução", destacou o secretário.

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