sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Joaquim Barbosa se aposenta

                                                Foto:Reprodução/Internet

O ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, Joaquim Barbosa, está oficialmente aposentado desde ontem (quinta-feira 31). A aposentadoria de Barbosa foi concedida por decreto pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União desta quinta.
 O cargo de presidente do Tribunal será decidido em eleição nessa sexta, 01, quando o nome de Ricardo Lewandowski deve ser o escolhido para a função, por ele ser o atual vice-presidente e ser o ministro mais antigo do Supremo que ainda não passou pela função.
 Durante a eleição, os ministros também decidirão o novo vice-presidente da Casa. Pelo critério de antiguidade, o nome da ministra Carmen Lúcia é apontado para assumir o cargo.
 Joaquim Barbosa tem 59 anos e poderia continuar como ministro do STF até completar 70 anos, idade de aposentadoria compulsória na Casa. No entanto, o ministro disse que decidiu sair por livre arbítrio e que o STF precisa de renovação.
Com a aposentadoria do ministro, o STF ficará com uma cadeira vazia que deverá ser preenchida por indicação da presidente Dilma. Porém, não há um prazo para que o nome seja apresentado. 

O ministro presidiu sua última sessão no dia 1º de julho quando afirmou que deixava a casa de “alma leve” e com a sensação de “cumprimento do dever”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...