O Procon do Espírito Santo
divulgou, ontem, um balanço de atendimentos realizados aos capixabas durante o
ano passado. Os números foram compilados pelo Sistema Nacional de
Informações de Defesa do Consumidor e reunidos em um boletim. De acordo com o
relatório, os segmentos mais reclamados no Estado foram o cartão de crédito,
representando 13% das demandas.
A principal queixa do consumidor está
relacionada a procura por cálculo de prestações e negociação de dívidas. Depois
dos cartões, o vice-campeão de reclamações é o setor de telefonia celular,
seguido de telefonia fixa, banco comercial, TV por assinatura, aparelho
celular, financeiras, cobrança indevida por concessionária de energia elétrica,
móveis e eletrodomésticos da linha branca.
No Espírito Santo, atualmente, 25
Procons encontram-se integrados ao Sindec e juntos registraram 127 mil e 393
atendimentos em 2015, um crescimento de 17,58% comparado aos últimos 02 anos. O Procon Estadual realizou 60 mil e 38 atendimentos aos consumidores capixabas,
representando 47,13% do total dos Procons do Estado.