Desta forma, a prefeitura de Aracruz vem realizando desde esta segunda-feira 23, uma série de atividades, entre ações educativas, mobilização e conscientização da população. Para instruir a comunidade escolar sobre a importância da prevenção e do combate ao vetor foram promovidos eventos como: Peça teatral aos alunos do CMEI Epifânio Pontin; palestra sobre a prevenção, combate e doenças para alunos da Casa do Estudante e do Centro Educacional de Aracruz (CEA).
Na Praça da Paz uma estrutura com tendas e servidores do Serviço de Vigilância da Secretaria de Saúde oferece aos cidadãos uma exposição com equipamentos da Unidade de Vigilância de Zoonoses como bombas de combate perifocal e as armadilhas para captura do vetor. Uma maquete de uma residência mostra as principais áreas de risco de foco dos mosquitos e mapas de distribuição por dos focos por localidade do município.
Há também várias ilustrações e material impresso com conteúdo informativo e explicativo, tudo isso com o objetivo de aproximar os munícipes com o trabalho realizado pela Vigilância. No local uma lupa está à disposição para a pessoa poder visualizar e identificar as larvas do aedes, sob o auxílio de um profissional do laboratório.