Vitória –ES - alunos do 7º ano do Colégio Salesiano Jardim
Camburi imaginaram o Rio Jucu no ano de 2070, sofrendo os impactos de uma
geração que não se preocupou em Vitória 2 manter um rio saudável para as futuras
gerações. Estudantes do 5º ano do Centro Educacional Charles Darwin, de Vila
Velha, criaram maquetes do Rio Santa Maria da Vitória. Crianças do Colégio
Castro Alves, do município de Cariacica, conversaram com moradores da região do
Rio Itanguá e saíram em campanha pela preservação do rio. Essas são apenas
algumas turmas, de um total de 524 da educação infantil ao ensino médio, de 95
escolas de norte ao sul do Brasil que passaram os últimos três meses estudando,
pesquisando, refletindo e debatendo sobre um trecho de água de sua cidade e a
questão da preservação de rios e córregos. O resultado é um atlas digital
criado pelos próprios alunos e compartilhado com outras turmas de escolas de
todo o País, usuárias do Portal Educacional (www.educacional.com.br), um dos
portais de educação da Positivo Informática.
“2013 foi escolhido pela UNESCO como o Ano Internacional de
Cooperação pela Água. Aproveitamos esse alerta sobre a escassez dos recursos
hídricos para criar o projeto ‘Nossa Cidade Nossos Rios’ e mobilizar nossas
crianças e jovens para os problemas que estão bem próximos deles”, explica
Patricia Barbosa, coordenadora pedagógica da Divisão de Tecnologia Educacional
da Positivo Informática.
O projeto começou em março com um desafio simples: Qual o
curso d'agua que passa perto de sua escola? Qual é o rio de sua cidade que
gostaria de apresentar? A partir daí, cada turma foi pesquisar o rio ou o
trecho de água da respectiva cidade ou região, considerando três etapas –
passado, presente e as perspectivas para o futuro. Na primeira etapa (passado),
os estudantes investigaram a história do curso de água escolhido e, a partir do
levantamento histórico, desenvolveram conteúdos com textos, fotos, entrevistas
com antigos moradores das margens, etc.. Na etapa presente, foram a campo e
visitaram os locais escolhidos para a atividade. E a seguir (etapa futuro)
apresentaram suas perspectivas para os rios de suas regiões, fizeram cartazes,
campanhas, reportagens, entrevistas, maquetes, enfim, manifestaram de alguma
forma a consciência ambiental.
O resultado é um acervo riquíssimo sobre o passado e a
situação atual de cerca de 96 igarapés, córregos e rios, de 40 cidades
brasileiras, criado pelos próprios alunos e concentrado no Portal Educacional
para que possa ser acessado por milhares de colegas. “Conseguimos mapear e
organizar informações didáticas sobre os principais rios do País, além de
estimular o debate sobre a preservação da natureza”, comemora Andrea Maia,
gerente de produto da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo
Informática.
O Portal Educacional - http://www.educacional.com.br – é um
ambiente virtual de aprendizagem com conteúdos educacionais, projetos
colaborativos, avaliações on-line, oficinas, simuladores etc., para alunos de
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas privadas.