quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Ação de Controle do Caramujo Africano na Orla acontece no próximo sábado

No próximo sábado, 15 de dezembro, a Secretaria de Saúde através do Centro de Controle de Zoonoses, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente realizará uma ação de cata do caramujo africano em toda orla de Aracruz, visando à prevenção da proliferação deste molusco. Durante a ação haverá distribuição de materiais para conscientizar a população quanto a limpeza em suas próprias residências.
Introduzido clandestinamente no Brasil como substituto do escargot, o molusco é um potencial hospedeiro dos nematóides (vermes) que podem causar a meningite e a peritonite. No entanto, em Aracruz ainda não foi  detectado nenhum caramujo infectado.
A Equipe do Centro de Controle de Zoonoses explica que o caramujo africano é hermafrodita, por isso se reproduz com muita facilidade e rapidez. Cada caramujo pode botar até 350 ovos por ano. Além disso, não possui predadores naturais. 
Com o período das chuvas aumenta o número de caramujos africanos em áreas de vegetação. Além disso, o molusco costuma se desenvolver em locais como terrenos baldios, restinga, hortas, plantações e áreas em que existem entulhos.
A prevenção da reprodução do caramujo africano pode ser feita a partir da limpeza dos terrenos para evitar o crescimento de vegetação, que é o alimento do animal. Já o controle deve ser feito por catação, considerada a forma mais correta, mas sempre com proteção nas mãos, como luvas descartáveis ou sacolas plásticas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...