sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Bafômetro que detecta no ar se motorista ingeriu bebida alcoólica será utilizado em Aracruz

Aracruz será um dos 17 municípios do Estado onde a Polícia Militar irá utilizar um novo equipamento que vai auxiliar e dar agilidade na abordagem de motoristas com suspeita de consumo de álcool. É o etilômetro passivo, chamado assim, porque ao contrário do modelo tradicional não há necessidade de ser assoprado. Basta o policial aproximá-lo poucos centímetros para detectar no ar, pela respiração, se o condutor está ou não sob efeito de álcool.
O novo etilômetro, todavia, não dispensa o uso do modelo tradicional. O equipamento é de apoio, tendo como principal função fazer uma espécie de triagem prévia já que não aponta o teor de álcool no indivíduo, apenas mostra se ele bebeu ou não. De acordo com o Batalhão de Trânsito da PM, uma ação que durava cerca de oito minutos, agora pode durar dois segundos. A expectativa também é de aumento no número de abordagens como a Lei Seca.
Duas empresas passam por licitação para fornecer 105 etilômetros passivos à PM. O resultado sai no próximo dia 24. Depois, a empresa ganhadora tem até 90 dias para entregar os equipamentos. Até março do ano que vem, outros 115 etilômetros passivos poderão ser comprados, totalizando 220 aparelhos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...