sábado, 25 de maio de 2013

Governo do ES irá levar Faça Fácil a três novos municípios


O Governo do Espírito Santo lançou, nesta sexta-feira (24), o edital da licitação para a expansão da Rede Faça Fácil, que chegará aos municípios de Cachoeiro de  Itapemirim,  Colatina e Serra.  Durante a reunião, realizada no gabinete do governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, os prefeitos Carlos Casteglione, Leonardo Deptulski e Audifax Barcelos, assinaram o documento que cede os terrenos das prefeituras para a construção das unidades Faça Fácil. Também participou do encontro, o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior (Juninho).  Além das unidades fixas em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Serra, a Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa vencedora da licitação, prevê a gestão do Faça Fácil Cariacica, inaugurado em 2010 e a criação de duas unidades móveis para atendimento de demandas específicas de outros municípios do interior. Para o governador Renato Casagrande, a implantação das novas unidades, reforça o compromisso do Governo de levar o desenvolvimento a todos os capixabas.

“Queremos aperfeiçoar o serviço público no Espírito Santo, seja por gestão direta ou indireta, sempre, para atender melhor e fazendo mais, para quem mais precisa. O Faça Fácil é um projeto consolidado, de sucesso e, por isso, vamos levar os seus serviços a outras regiões", destacou o governador.

Participaram do evento os secretários de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Aminthas Loureiro Júnior, e de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana, José Eduardo Azevedo, além da gerente da Rede Faça Fácil, Miriam Cardoso, a gerente da Unidade PPP, Simone Lemos, parlamentares, demais secretários de Estado, diretores de autarquias e servidores envolvidos no projeto de expansão.

O secretário Aminthas destacou a qualidade dos atendimentos realizados no Faça Fácil. “Visitei a unidade de Cariacica e vi cidadãos, independentemente de classe social, sendo atendidos com agilidade e eficiência. Isto faz valer a pena todo o esforço e investimento feito no projeto, porque mostra o respeito que o Governo tem pela população. O mais importante é vermos o cidadão satisfeito, com o sentimento de que foi bem atendido", enfatizou.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, falou em nome dos gestores municipais presentes na cerimônia. "A cidade da Serra está muito feliz por este dia e agradece o esforço de toda a equipe. O Faça Fácil será um divisor de águas do ponto de vista de gestão. O serviço vai melhorar e muito a qualidade de vida da população. E este é nosso papel: ofertar qualidade de vida a quem mais precisa", ressaltou.

Faça Fácil

O Faça Fácil Cariacica concentra mais de 400 serviços em um só lugar e realizou cerca de 3,2 milhões de atendimentos em menos de três anos de funcionamento. A unidade conta com 98% de aprovação dos usuários – a avaliação é feita pelo cidadão de forma eletrônica, logo após a conclusão do atendimento.

Neste ano, um novo recorde foi registrado: com 10.212 atendimentos realizados no dia 09 de abril, a unidade superou em 16% a marca anterior, de 8.781 atendimentos, registrada em 2012. A emissão de segunda via do carnê de IPTU, a solicitação de Seguro Desemprego, juntamente aos pagamentos realizados no Banesfácil, lideraram os serviços mais procurados.

Ao todo, 22 órgãos estarão presentes nas unidades fixas e móveis previstas na PPP. São eles: Prefeituras de Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina e Serra, Banestes, Cesan, Ceturb, Correios, Detran, Escelsa, Flecha Branca, Iema, Idaf, Junta Comercial, Junta Militar, Polícia Civil, Procon Estadual, Sectti, Sefaz, Sanear, Seger, Sinoreg.

Vantagens

O curto tempo de espera, a infraestrutura adequada e os equipamentos modernos são um dos diferenciais do Faça Fácil, pontua Miriam Cardoso. No modelo de contratação previsto para as novas unidades, o Governo se beneficia por pagar exatamente pelo grau de qualidade do serviço ofertado, explica a gerente.

“Para compensar o investimento, a construção e a manutenção das novas unidades, o Governo pagará às empresas por atendimento, com um valor máximo pré-estabelecido em R$ 15,50. Este custo, no entanto, pode ser reduzido caso a unidade não esteja operando com todos os equipamentos disponíveis, a fila esteja demorando mais que o habitual ou haja algum desconforto para os usuários”, detalha Miriam – que já recebeu a visita de equipes de outros Estados interessadas em aprender com a experiência capixaba.

O modelo de Parceria Público-Privada garante maior celeridade na gestão da unidade, com atualização contínua de ferramentas tecnológicas e procedimentos administrativos, enfatiza o secretário José Eduardo. “O Governo vem trabalhando o fortalecimento e a identificação de novas oportunidades e parcerias com a iniciativa privada. Este processo é uma inovação, um referencial de foco na gestão de resultados, uma vez que nosso objetivo é sempre ofertar um serviço de qualidade à população", argumentou.

Após o lançamento do edital, o Governo do Estado selecionará a proposta de melhor técnica e menor valor para implantação, operação, gerenciamento e manutenção das unidades. Após a assinatura do contrato, a empresa vencedora terá 12 meses para concluir as obras e iniciar o atendimento.



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