A fiscalização intensificada vai até as 23h59 da noite do domingo. No período, o policiamento vai ser reforçado nos locais e horários com maior índice de acidentes graves e de criminalidade.
As principais ações a serem combatidas serão excesso de velocidade, alcoolemia ao volante, falta de cinto de segurança e ultrapassagens indevidas.
Na Semana Santa do ano passado, a PRF registrou 850 acidentes nas rodovias federais de todo o país. Em decorrência deles, 70 pessoas morreram. Com as fiscalizações, quase 60 mil motoristas foram flagrados dirigindo em alta velocidade e mais de 5 mil fazendo ultrapassagens indevidas.
Para quem vai pegar a estrada neste período, a orientação é pesquisar a distância da viagem, a previsão do tempo, ter em dia a revisão e a documentação do veículo e também documentos dos passageiros. O ideal é ter pausa para descanso a cada três horas e ficar atento às placas de sinalização e de limite de velocidade.
Para os motoristas profissionais que vão trabalhar nas rodovias, durante a Semana Santa, o alerta é que o tráfego de caminhões de carga e de transporte de veículos será restrito nas estradas de pista simples, em alguns horários: na quinta e no domingo, a restrição vai das 16h até às 22h. No Domingo de Páscoa, tráfego restrito entre 6h e 12h. No sábado não haverá restrição.