Portocel terá área para exportação de carros.
O maior
porto especializado no embarque de celulose do mundo está cada vez mais próximo
de tirar do papel seu projeto de expansão. Mas, muito além de ampliar a
capacidade na movimentação de celulose, o Portocel aposta na diversificação de
cargas.
Dentro do novo conceito, está nos planos da Fibria (51%) e da
Cenibra (49%) – controladoras do terminal – realizar operações com veículos. O objetivo inicial é a exportação dos produtos para países da América Latina e
o envio da carga de Aracruz para o próprio mercado consumidor nacional, como
para as regiões Norte, Nordeste e Sul. O porto também poderá ser uma opção
para importação de peças e de equipamentos automotivos.
Para realizar essas
operações, o Portocel vai passar por ampliações, que estão divididas em 05
fases. A expectativa de especialistas é de que as 05 etapas levem cerca de 10
anos para serem concluídas. A primeira delas, de acordo com o governador
Paulo Hartung, deverá começar ainda neste ano ou no início de 2016. Ele
destacou a importância do projeto para reforçar o potencial do Estado como
porta de entrada e saída de mercadorias. A expansão de Portocel prevê novos
armazéns, pátios cobertos, cais, berços e ampliação da malha ferroviária no
porto.