quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Espírito Santo tem 252 suspeitas de zika vírus e 14 casos confirmados de microcefalia.




Um projeto de lei criado pelo governo do Espírito Santo prevê que sejam repassados 35 milhões de reais aos municípios, em 2016, para ações de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti. O número de suspeitas de zika vírus no estado já chegou a 252 e são 14 casos confirmados de microcefalia. O dinheiro é recurso do Fundo para Redução das Desigualdades Regionais, criado em 2006.  

O Projeto de Lei foi enviado à Assembleia Legislativa ontem. Além de transmitir o zika vírus, o mosquito também é transmissor da degue e da febre chikungunya. O Projeto de Lei permite aos municípios que são beneficiados com repasses de recursos do Fundo que utilizem 30% do montante para as ações.  

O Projeto de Lei ainda especifica que, em caráter exepcional, pelo período compreendido entre 1º de janeiro de 2016 e o término do exercício financeiro do mesmo ano, poderá ser utlizado para pagamentos de despesas recorrentes até 60% da receita pública transferida aos municípios pelo Fundo, devendo 50% desse valor ser aplicado na realização de ações de controle e combate ao mosquito e ações necessárias ao diagnóstico e tratamento das doenças provocadas por ele. Para o secretário da Casa Civil, Paulo Roberto, a preocupação cresce neste verão, quando aumenta o número de turistas no Espírito Santo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...