sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Nível do Rio Doce entre Colatina e Linhares, no Espírito Santo, chega a 05 centímetros.




Novas imagens do Rio Doce, visto da rodovia ES-058, que liga Colatina a Linhares, mostram o cenário desolador da seca. Antes, às margens da rodovia era possível ver água na região, mas hoje a área está completamente deserta. Em Colatina, já foi decretada situação de emergência devido à seca. O nível do Rio Doce está oscilando entre 05 e 07 centímetros, sendo que o normal é de 01 metro e 20 centímetros. Já a vazão do rio oscila entre 100 e 110 metros cúbicos, mas está espalhada em uma área muito grande, o que dificulta a captação com as bombas.  

O diretor do Sanear de Colatina, Antônio Demuner, disse que estão sendo abertos canais com máquinas escavadeiras, além do uso de mais canos para captar a água ainda existente. No interior de Colatina, a situação é mais grave. Os rios e córregos que abasteciam os distritos de Baunilha, Ponte do Pancas, São José do Cantão, Paul de Graça Aranha e São Salvador, secaram e o abastecimento é feito com carro-pipa. Também falta água para irrigação.  

O secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Pretti, estima um prejuízo de 50 milhões de reais na pecuária e café no município. Falta alimentação para o gado e para prevenir a seca nos próximos anos, o município vai acelerar o projeto de construção de barragens.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...