sábado, 14 de novembro de 2015

Samarco propõe captar água subterrânea para ajudar cidades do Espírito Santo.




A empresa Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, apresentou à Agência Estadual de Recursos Hídricos a proposta de captar água subterrânea, que fica entre rochas. A medida é para ajudar a manter o abastecimento em Baixo Guandu e Colatina, os municípios capixabas que serão os mais atingido pela lama das barragens que se romperam em Mariana, Minas Gerais.
O rompimento de duas barragens de rejeitos de minério da Samarco aconteceu no dia 05 de novembro e causou uma enxurrada de lama no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região Central de Minas Gerais. A lama também chegará ao Espírito Santo e deve afetar os municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares. Segundo o presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Paim, os primeiros estudos foram iniciados ontem.
Por meio de nota, a Samarco também informou que seus representantes vêm se reunindo com as autoridades de várias cidades do Espírito Santo, inclusive Colatina, com o propósito de alinhar e reportar as medidas adotadas pela empresa para ajudar no abastecimento de água dos municípios próximos o Rio Doce. Análises da qualidade da água continuam sendo feitas ininterruptamente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...